Colégio Dr. Correia Mateus - Leiria
O Colégio Dr. Correia Mateus na rua de Alcobaça, nº 9 em Leiria
O edifício, onde esteve instalado o colégio, na actualidade
Após o falecimento de João António Correia Mateus os seus bens foram utilizados por sua sobrinha e afilhada, Beatriz Franco Machado, na fundação do Colégio Dr. Correia Mateus, que sempre funcionou no mesmo edifício da rua de Alcobaça, em Leiria. Este prédio, de influência pombalina, que tinha sido adquirido, no início do século XX, pelo arquitecto Ernesto Korrodi, foi em 1910 comprado pelo Dr. Correia Mateus. Algum tempo depois do encerramento do colégio, o edifício foi vendido para ter funções comerciais e de habitação, sendo classificado como imóvel de interesse público.
O Colégio Dr. Corrreia Mateus deu, durante várias décadas, um grande contributo para o desenvolvimento intelectual da região, tanto mais que, durante muitos anos, foi o único estabelecimento de ensino do distrito com Curso Complementar Liceal.
Deve salientar-se que o prestígio do colégio, bem como o seu desenvolvimento, se devem a Beatriz Machado, responsável pela direcção do estabelecimento escolar, e à colaboração de duas distintas pedagogas, as Professoras Luísa da Conceição Saraiva e Manuela Machado Sá Marques.
Luísa Saraiva, com o curso do Magistério Primário, condecorada com o Grau de Cavaleiro da Ordem de Instrução em 1938, foi um suporte importante e inesquecível da actividade do colégio.
Minha irmã Manuela, após a licenciatura em Filologia Germânica, dedicou-se ao Colégio Dr. Correia Mateus desde 1941 a 1967. A ida para Leiria, para junto de sua tia Beatriz, foi muito motivada pelo desejo de Bernardino Machado, já regressado do exílio, de que sua neta acompanhasse a filha Beatriz. Minha irmã Manuela, embora passasse a exercer funções pedagógicas no Liceu Camões, em Lisboa, desde os finais da década de sessenta até à aposentação em 1987, manteve sempre o apoio possível na organização das actividades do colégio.
Após o falecimento de Beatriz Machado e a extinção do Colégio Dr. Correia Mateus, o seu espólio foi doado ao Arquivo Municipal de Leiria.
Beatriz Franco Machado no seu gabinete de trabalho
A sala onde eram dadas, por Beatriz Machado, as aulas de Música
Beatriz Franco Machado e Luísa Saraiva
Manuela Machado Sá Marques no jardim do colégio
Beatriz Machado e sua Tia Malvina de Jesus Franco
Uma das visitas de Rita Machado Sá Marques ao Colégio, com a irmã Beatriz e a filha Manuela
Minha irmã Manuela conservou a correspondência que a Tia Beatriz guardou.
Bernardino Machado acompanhou sempre o desenvolvimento e a vida de sua filha Beatriz, educada por seus padrinhos Ermelinda de Jesus Franco e Dr. João Correia Mateus.
Transcrevemos algumas das cartas guardadas: