sábado, 28 de agosto de 2010



Colégio Dr. Correia Mateus - Leiria



O Colégio Dr. Correia Mateus na rua de Alcobaça, nº 9 em Leiria

O edifício, onde esteve instalado o colégio, na actualidade


Após o falecimento de João António Correia Mateus os seus bens foram utilizados por sua sobrinha e afilhada, Beatriz Franco Machado, na fundação do Colégio Dr. Correia Mateus, que sempre funcionou no mesmo edifício da rua de Alcobaça, em Leiria. Este prédio, de influência pombalina, que tinha sido adquirido, no início do século XX, pelo arquitecto Ernesto Korrodi, foi em 1910 comprado pelo Dr. Correia Mateus. Algum tempo depois do encerramento do colégio, o edifício foi vendido para ter funções comerciais e de habitação, sendo classificado como imóvel de interesse público.

O Colégio Dr. Corrreia Mateus deu, durante várias décadas, um grande contributo para o desenvolvimento intelectual da região, tanto mais que, durante muitos anos, foi o único estabelecimento de ensino do distrito com Curso Complementar Liceal.
Deve salientar-se que o prestígio do colégio, bem como o seu desenvolvimento, se devem a Beatriz Machado, responsável pela direcção do estabelecimento escolar, e à colaboração de duas distintas pedagogas, as Professoras Luísa da Conceição Saraiva e Manuela Machado Sá Marques.

Luísa Saraiva, com o curso do Magistério Primário, condecorada com o Grau de Cavaleiro da Ordem de Instrução em 1938, foi um suporte importante e inesquecível da actividade do colégio.

Minha irmã Manuela, após a licenciatura em Filologia Germânica, dedicou-se ao Colégio Dr. Correia Mateus desde 1941 a 1967. A ida para Leiria, para junto de sua tia Beatriz, foi muito motivada pelo desejo de Bernardino Machado, já regressado do exílio, de que sua neta acompanhasse a filha Beatriz. Minha irmã Manuela, embora passasse a exercer funções pedagógicas no Liceu Camões, em Lisboa, desde os finais da década de sessenta até à aposentação em 1987, manteve sempre o apoio possível na organização das actividades do colégio.

Após o falecimento de Beatriz Machado e a extinção do Colégio Dr. Correia Mateus, o seu espólio foi doado ao Arquivo Municipal de Leiria.


Beatriz Franco Machado no seu gabinete de trabalho


A sala onde eram dadas, por Beatriz Machado, as aulas de Música

Beatriz Franco Machado e Luísa Saraiva


Manuela Machado Sá Marques no jardim do colégio


Beatriz Machado e sua Tia Malvina de Jesus Franco


Uma das visitas de Rita Machado Sá Marques ao Colégio, com a irmã Beatriz e a filha Manuela

Minha irmã Manuela conservou a correspondência que a Tia Beatriz guardou.
Bernardino Machado acompanhou sempre o desenvolvimento e a vida de sua filha Beatriz, educada por seus padrinhos Ermelinda de Jesus Franco e Dr. João Correia Mateus.
Transcrevemos algumas das cartas guardadas:




















7 comentários:

Júlia Ribeiro disse...

Viva, Caríssimo Amigo :

Mas que belo trabalho ! Eu não sabia nada sobre Correia Mateus . O Colégio tinha aquele nome e pronto. Pensava eu que deveria ter sido o dono ou o 1º Director. Mas afinal está aqui informação com muito interesse.

Parabéns e um grande abraço,
Júlia Ribeiro

Mário Sérgio Felizardo disse...

Meu Caro Doutor.
"Googlando" a foto antiga do colégio Dr. Correia Mateus, aqui vim ter. Em boa hora o fiz, não fora isso, e seria mais dos muitos leirienses que pouco ou nada sabem sobre a história do "Correia Mateus".
Mas agora queria mais:tendo criado há pouco tem uma página no Facebook sobre Leiria, especialmente imagens do meu espólio, será que me autorisa a publicar lá este seu trabalho? Estou certo que muitos leirienses lhe ficariam gratos.
De qualquer modo, e desde já, aqui fica o meu agradecimento.
O meu e-mail:mfelizardo@gmail.com

Mário Sérgio Felizardo disse...

"autoriza" claro a emenda ainda que tardia...

Luis Armando Inês de Carvalho disse...

BIA. nossa amiga. só lá estive 2 nos, mas signativos e em memória foi e é o nosso colégio, bem hajam!

Laura Garcez disse...

Minha saudosa e querida professora — a Dra. Manuela Sá Marques.

Jacinto Gonçalves disse...

Viva, Doutor Manuel
Antigo aluno do Colégio Correia Mateus, apreciei suas publicações sobre o tema.
Porém, com base no seu escrito, procurei o espólio do Colégio no Arquivo Municipal de Leiria e, simplesmente, ninguém ouviu falar! Como se compreende isto? Indaguei no Arquivo Distrital, a mesma resposta. Que me pode esclarecer acerca disto?
Pretendo elaborar um trabalho sobre o colégio e gostaria de poder consultar essa documentação. Pedia a sua permissão para utilizar algumas das fotos que publica.
Meus agradecimentos
Meu endereço: jacinto.go@gmail.com

Rui Gaião disse...

Já conhecia a história do colégio Correia Mateus. Sou professor e há 30 anos fui colocado na escola C+S de Leiria. O seu presidente Dr. Eduardo Macedo propôs a alteração para Escola Dr. Correia Mateus e a C.M.L. autorizou. Assim se perpetua a memória. Obrigado pelo texto e fotografias.