quarta-feira, 25 de agosto de 2010



LEIRIA E A REPÚBLICA

Da colecção "Roteiros Republicanos", foi editado o volume referente a LEIRIA, coordenado pelo Doutor Acácio de Sousa, distinto director do Arquivo Distrital de Leiria.







Roteiro Republicano de Leiria

A Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da República de Leiria, que conta com a participação activa do Doutor Acácio de Sousa do Arquivo Distrital de Leiria, do Orfeão de Leiria e da Câmara Municipal, organizou o 2º Roteiro Republicano de Leiria, desta vez, encenado, que se realizou no dia 19 de Junho de 2010, tendo partido do Terreiro, junto à Biblioteca Municipal.




O "encontro" com o Dr. Correia Mateus, figura ilustre de Leiria, presidente da Câmara, advogado, professor do Liceu, que contou, orgulhoso e entusiasmado, muito da história de Leiria de há cem anos.

O cortejo passou pela Rua Dr. Correia Mateus, inaugurada há 81 anos.

No final houve uma reunião no salão nobre da Câmara, onde os "anfitriões" falaram das vantagens e malogros da República, que, apesar de tudo, valeu a pena porque tudo foi feito em nome da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade.

As fotografias e a descrição deste roteiro foram retiradas do blogue "picosderoseirabrava" (http://www.picosderoseirabrava.blogspot.com/) da Senhora Professora Dra. Graça Sampaio, que, com a devida vénia, felicitamos e cordialmente cumprimentamos.

A Dra. Graça Sampaio ao terminar o relato do "Roteiro Republicano", agradece e homenageia o Doutor Acácio de Sousa pela dedicação, trabalho e alegria que põe na preparação e acompanhamento das comemorações, faz votos para que a Loja Gomes Freire continue a laborar, com os mesmos ideais republicanos, e reproduz a fotografia da "Jovem República" que tão bem desempenhou o seu papel.

Sem comentários: