Correia Mateus - Leiria
Correia Mateus em 1884 - quintanista de Direito da Universidade de Coimbra
Correia Mateus advogado e professor em Leiria
Uma da últimas fotografias de Correia Mateus
João António Correia Mateus nasceu em 20 de Setembro de 1857 na freguesia de Zambujal - Condeixa. Estudou e ordenou-se presbítero no Seminário Diocesano de Coimbra, onde desempenhou as funções de Professor e Perfeito. Frequentou o curso de Direito da Universidade de Coimbra, durante os anos de 1884 a 1889. Depois da formatura passou a residir em Leiria, onde se estabeleceu com banca de advogado, e onde passou o resto da sua vida, tendo desempenhado diversos cargos de responsabilidade política e administrativa. Foi professor e reitor do Liceu Nacional de Leiria, Governador Civil do Distrito, Presidente da Associação Protectora dos Pobres, Presidente de Exames dos Candidatos ao Magistério Primário, Juiz de Direito substituto, Membro da Sociedade de Instrução Militar Preparatória, Presidente da Comissão Distrital Republicana e Presidente do Município de Leiria, em quase todas as gerências, de 1902 a 1920. Depois da implantação da República abandonou as funções sacerdotais. Depois do seu falecimento em 21 de Agosto de 1928 os seus bens foram utilizados por sua afilhada Beatriz Franco Machado na manutenção do Colégio Dr. Correia Mateus.
É em Coimbra que Correia Mateus estabelece relações de amizade com Bernardino Machado. Mais novo seis anos, quando frequentou o curso de Direito já Bernardino Machado era professor catedrático. Presumo que as relações maçónicas tivessem como causa o facto de ambos terem sido iniciados na Loja Perseverança de Coimbra.
Os dois relacionaram-se com a família conimbricense de Victorino Martins e Joana de Jesus Franco e filhos - Alfredo, Beatriz, Filomena, Ermelinda e Malvina.
Alfredo Dias Franco depois de completar o curso de farmaceutico pela Universidade de Coimbra, montou uma farmácia em Mourisca - Águeda.
Ermelinda de Jesus Franco viveu com Correia Mateus em Leiria, tendo falecido em 1926.
Beatriz de Jesus Franco teve duas filhas "naturais" de Bernardino Machado. Em 1881 nasceu, em Coimbra, a filha Manuela, perfilhada por Bernardino Machado depois do seu casamento com Elzira Dantas (1882), tendo passado a viver com a família Machado. Em 1902 nasceu a segunda filha, em casa de Correia Mateus e de sua irmã Ermelinda, os quais serão os seus padrinhos de baptismo e tutores; fica com o nome de Beatriz Franco Machado, mas só será perfilhada por Bernardino Machado, em 1942, depois do regresso do segundo exílio.
Ermelinda de Jesus Franco
Alfredo Dias Franco
Da esq. para a dir. - Ermelinda, Beatriz, Filomena e Malvina de Jesus Franco
Beatriz de Jesus Franco
Maria Manuela Machado
Beatriz Franco Machado
Filomena de Jesus Franco casou em Coimbra com Francisco do Carmo e Sá, de quem teve um filho - Octaviano do Carmo e Sá.
Malvina de Jesus Franco viveu em Leiria com a irmã Ermelinda e sua sobrinha Beatriz, até falecer já na década de 40
Sem comentários:
Enviar um comentário