quinta-feira, 25 de janeiro de 2018



ADELAIDE CABETE  -  1

Uma homenagem à Investigadora Doutora Isabel Lousada

Recordar Adelaide Cabete no dia do seu aniversário! 













A Rua da médica Adelaide Cabete que também foi professora de Higiene


Freguesia de Carnide (Foto: Sérgio Dias)
Freguesia de Carnide
(Foto: Sérgio Dias)
Mais conhecida como propagandista republicana e feminista, a médica Adelaide Cabete também foi professora de Higiene e Puericultura do Instituto Feminino de Odivelas e em 1976 foi homenageada com a atribuição do seu nome a uma rua da Urbanização da Quinta dos Condes de Carnide .
Adelaide Cabete deu nome ao Impasse 1 do Plano de Urbanização da Quinta dos Condes de Carnide (Unor 36), pelo Edital municipal de 19/06/1976 que colocou toponímia exclusivamente feminina nessa Urbanização com a Rua Ana de Castro Osório (Rua B),  a Rua Maria Veleda (Impasse 3 e 4) e a Rua Guiomar Torresão (Rua E). Em 31/01/1978 um novo Edital acrescentou mais topónimos femininos no local: Rua Maria Brown (Rua C), Rua Públia Hortênsia de Castro (Impasse 2), Rua Adelaide Félix (Impasse 5) e Rua Manuela Porto (Impasse 6).
Adelaide_Cabete 2Adelaide de Jesus Damas Brasão Cabete (Elvas/25.01.1867 – 14.09.1935/Lisboa) foi uma médica e propagandista do feminismo em Portugal, que apesar de apenas ter começado a escolaridade depois de casar com o republicano Manuel Fernandes Cabete, concluiu o curso de medicina aos 33 anos, na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, corria o ano de 1900, defendendo a tese de licenciatura «Protecção às mulheres grávidas pobres» e assim abriu em 1907 um consultório de médica obstetra e ginecologista na Baixa lisboeta, primeiro no 2º andar do nº 153 da Rua da Prata, que depois mudou em 1908 para a Rua Áurea nº 267 – 2º, e alterou novamente a partir de 1910 para a Praça dos Restauradores nº 13- 2º, com a sua sobrinha dentista Maria Brazão, onde deu consultas gratuitas para mulheres com baixos rendimentos e tornou também a sede do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas.
Durante 17 anos, Adelaide Cabete foi também Professora de Higiene e Puericultura do Instituto Feminino de Odivelas,  tendo também dirigido um curso com a mesma temática na Universidade Popular Portuguesa, para além de ter redigido dezenas de artigos de carácter médico–sanitário em que manifestava preocupações sociais, assim como publicou as obras Papel que o Estudo da Puericultura, da Higiene Feminina, etc. Deve Desempenhar no Ensino Doméstico (1913), Protecção à Mulher Grávida e A Luta Anti-Alcoólica nas Escolas, ambos em 1924.
Empenhada na defesa dos ideais republicanos fundou em 1914  o Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, que presidiu durante mais de vinte anos e já antes, em 1909, com Ana de Castro Osório e Fausta Pinto de Gama, havia criado a Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, movimento ligado ao partido republicano que apoiou a queda da monarquia constitucional. Adelaide Cabete reivindicou para as mulheres o direito a um mês de descanso antes do parto e o direito ao voto. Também fundou e dirigiu a revista Alma Feminina , entre 1920 e 1929, para além de colaborar com numerosas publicações periódicas como Educação SocialO Globo,  A Mulher e a Criança, O Rebate. Em 1925, Adelaide Cabete organizou em Lisboa o I Congresso Feminista e de Educação e  passados 3 anos, logo um segundo, assim como fez os primeiros congressos abolicionistas da prostituição.
Adelaide Cabete foi também Louise Michel na Maçonaria e chegou mesmo a Grã-Mestra do Areópago Teixeira Simões (1926), sendo que em 1929 foi com o seu sobrinho Arnaldo Brazão para Angola desiludida com a implantação do Estado Novo e só voltou em 1934, já doente, estando sepultada no Cemitério do Alto de São João em Lisboa.
Freguesia de Carnide (Planta: Sérgio Dias)
Freguesia de Carnide
(Planta: Sérgio Dias)

Sem comentários: