sexta-feira, 9 de dezembro de 2016





Prodígios de São Marcelo: Uma reflexão para 2017 num texto de Tomás da Fonseca.
A intervenção polémica de Tomás da Fonseca não se diluiu na espuma dos dias.



Quando arrumo as minhas estantes fico muitas vezes a reler textos de alguns dos livros. Desta última vez foram as páginas  da antologia organizada e prefaciadas por Luís Filipe Torgal  - "Tomás da Fonseca - Religião - República  - Educação", que se referiam ao milagre de Fátima e aos milagres de São Marcelo, que me prenderam a atenção. Não resisto a transcrevê-las!...



 


Do blogue  - 




São Marcelo I                 
Marcelo foi Papa num período conturbado na vida da Igreja. O imperador Diocleciano decretou uma feroz perseguição aos cristãos, condenando milhares a morte. Marcelo era ainda padre quando foi elevado à cátedra de Pedro no ano de 308. Foi o trigésimo papa da Igreja.

O seu pontificado foi uma luta constante para reorganizar a Igreja e lutar pela inclusão daqueles que tinham renegado a fé em Cristo. Com justiça e sabedoria, Marcelo soube tratar o assunto.

Enquanto muitos bispos do Oriente pediam a excomunhão destes cristãos, especialmente para os que faziam parte do clero, ele se mostrou rigoroso mas menos radical. Decidiu que a Igreja iria acolhê-los, depois de um período de penitência.

Outra decisão de Marcelo determinou que nenhum concílio podia ser convocado sem a autorização do Papa.

Marcelo acabou sendo preso pelas forças imperiais e obrigado a trabalhar na sua igreja,transformada em estábulo. Morreu em consequência dos maus tratos recebidos, no dia 16 de janeiro de 309.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

 
 
 
 
 





 








Sem comentários: