sábado, 10 de dezembro de 2016




O ANO 2017  -  Fátima e outros centenários
 
A importância de Fátima "é inegável" tanto "para crentes e para não crentes", defende o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em entrevista publicada no jornal "Região de Leiria" do dia 13 de Outubro de 2016, dia da última peregrinação do ano, presidida pelo Secretário de Estado do Vaticano.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

Marcelo Rebelo de Sousa, que classifica a visita do papa Francisco a Fátima em 2017 como de "grande importância para Portugal", admite que "é possível e seria positivo que, de forma equilibrada e sustentada, Portugal pudesse ainda tirar mais proveito do turismo, designadamente na região de Leiria que já tem esse grande polo que é o Santuário de Fátima".
Na mesma entrevista, dada a propósito do 81º aniversário do semanário, o Presidente da República considera que Portugal tem de "fazer mais" para combater a desertificação do interior.
"Teremos certamente de fazer mais do que tem sido feito. Temos de saber tirar partido dos recursos de cada região, de aproveitar as vias de comunicação em que tanto se investiu e potenciar as novas proximidades. Temos de admitir que existirão sempre diferenças, e algumas delas bastante saudáveis, mas não podemos aceitar que parte do território esteja condenado ao despovoamento", diz Marcelo Rebelo de Sousa.
Para o chefe de Estado, "Portugal inteiro tem de acreditar nas suas capacidades e num modelo de desenvolvimento equilibrado para todo o território", lembrando que "o atual Governo criou uma Unidade de Missão para a Valorização do Interior" que "já está a trabalhar na apresentação de medidas".
Sobre uma das prioridades do seu mandado, a relação e a proximidade com as comunidades portuguesas, Marcelo considera que "a diáspora e os emigrantes podem constituir-se como uma rede de enorme importância para a internacionalização dos territórios municipais", agindo como "embaixadores dos produtos locais e das exportações".
"O potencial é muito grande e Portugal terá muito a ganhar com uma forte ligação entre as comunidades emigrantes e os municípios", defende Marcelo Rebelo de Sousa, que promete estar "na primeira linha na dinamização dessa ligação".



Hoje existem em Fátima duas Catedrais, onde os crentes exprimem a sua fé. Mas como cidadão livre junto-me aos que questionam: "Para onde vão os dinheiros de Fátima? Quais são as instituições comunitárias que protegem?"



Professor Doutor Vitor Neto


 


MAS NO ANO 2017 vamos assinalar vários centenários de grande importância histórica:
 
 Em Portugal:
"O Corpo Expedicionário Português parte para a Flandres. É criada em Lisboa a "Sopa dos Pobres", sinal evidente da crescente penúria das populações, ao mesmo tempo que, um pouco por todo o lado, se verificam assaltos a estabelecimentos comerciais. Os sindicalistas reforçam posições e as greves e protestos multiplicam-se, levando à instauração do estado de sítio em Lisboa. Almada Negreiros apresenta o "Ultimatum às Gerações Portuguesas do século XX". O Governo de União Sagrada cai, sendo substituído por um executivo liderado por Afonso Costa. Revoltas em Angola e combates em Moçambique. Aparições em Fátima. Instaurada a censura cinematográfica. Greve dos estudantes liceais. Criado o Instituto Superior de Agronomia. O ano termina com o golpe de Sidónio Pais, que de imediato prende Afonso Costa, destitui Bernardino Machado, dissolve o Congresso da República, tenta normalizar as relações com a Igreja e reabre os liceus. Sidónio Pais acumula a Presidência do Ministério com o cargo de Presidente da República."
 
 
Na Róssia
 Revolução Russa de 1917
  • Março - Revolução de Fevereiro, que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.
  • Novembro - Revolução de Outubro (Novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique, liderado por Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.


 
 

Sem comentários: