No 1º aniversário - 3 de Abril de 1926 - da viagem aérea Lisboa-Bolama (Guiné) Bernardino Machado presidiu à sessão de homenagem realizada no Aeródromo da Amadora
Os tres aviadores do avião Santa Filomena - Tenente Sérgio da Silva, Capitão Pinheiro Corrêa e 1º Sargento Manuel António de Gouveia
Chegada dos aviadores a Bolama em 2 de Abril de 1925, onde aterraram no Campo de Aviação Sacadura Cabral
Assim, o Capitão Pinheiro Corrêa, nas funções de navegador e chefe de equipa, acompanhado pelo Tenente Sérgio da Silva, piloto, e sargento Manuel António, mecânico, efectuou de 27 de Março a 2 de Abril , do referido ano de 1925, a viagem Lisboa-Bolama, com escalas em Casablanca-Agadir-Cabo Juby-Vila Cisneros-São Luís e Dakar.
O avião utilizado foi um Bréguet XIV A 2, com motor Renault de 300 CV, que realizou um percurso de 3960 quilómetros, em 31 h e 31 m, à velocidade horária média de 129 quilómetros.
Pinheiro Corrêa foi assim um precursor entre nós das ligações aéreas com a África, e tal facto faria que fosse agraciado, como os seus acompanhantes com a Torre e Espada.
Curiosamente, o avião, denominado Santa Filomena, e a sua tripulação teriam após chegada a Bolama uma acção preponderante na participação aérea e numa acção primitiva contra os nativos rebeldes da Ilha de Cauliabaque (Bijagós), a pedido do Governador da Província, Tenente-Coronel Velez Caroço, que depois os louvaria oficialmente por tal facto."
Sem comentários:
Enviar um comentário