quarta-feira, 30 de julho de 2014



No 1º aniversário - 3 de Abril de 1926 - da viagem aérea Lisboa-Bolama (Guiné)  Bernardino Machado presidiu à sessão de homenagem realizada no Aeródromo da Amadora


O General Luís Domingues lendo o seu discurso - António Maria da Silva (Presidente do Ministério), Comandante Pereira da Silva (Ministro da Marinha) e General Vieira da Rocha (Ministro das Colónias) com Bernardino Machado.   



Os tres aviadores do avião Santa Filomena - Tenente Sérgio da Silva, Capitão Pinheiro Corrêa e 1º Sargento Manuel António de Gouveia

Chegada dos aviadores a Bolama em 2 de Abril de 1925, onde aterraram no Campo de Aviação Sacadura Cabral
 
 

Retirámos do portal "Coronel Pinheiro Corrêa", com a devida vénia, os seguintes dados:
"Pouco depois inicia a sua interessante carreira aérea, realizando a primeira ligação da metrópole com as províncias do ultramar, no caso vertente com a Guiné.
Assim, o Capitão Pinheiro Corrêa, nas funções de navegador e chefe de equipa, acompanhado pelo Tenente Sérgio da Silva, piloto, e sargento Manuel António, mecânico, efectuou de 27 de Março a 2 de Abril , do referido ano de 1925, a viagem Lisboa-Bolama, com escalas em Casablanca-Agadir-Cabo Juby-Vila Cisneros-São Luís e Dakar.
O avião utilizado foi um Bréguet XIV A 2, com motor Renault de 300 CV, que realizou um percurso de 3960 quilómetros, em 31 h e 31 m, à velocidade horária média de 129 quilómetros.
Pinheiro Corrêa foi assim um precursor entre nós das ligações aéreas com a África, e tal facto faria que fosse agraciado, como os seus acompanhantes com a Torre e Espada.
Curiosamente, o avião, denominado Santa Filomena, e a sua tripulação teriam após chegada a Bolama uma acção preponderante na participação aérea e numa acção primitiva contra os nativos rebeldes da Ilha de Cauliabaque (Bijagós), a pedido do Governador da Província, Tenente-Coronel Velez Caroço, que depois os louvaria oficialmente por tal facto."





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