quinta-feira, 3 de abril de 2014



 
Recordar Victor Falcão (13 de Setembro de 1886 - 9 de Abril de 1966) - 1



VICTOR FALCÃO


 
Num dos blogues, com referências às relações entre Bernardino Machado e Augusto de Castro - clicar aqui - transcrevemos uma carta de Victor Falcão sobre um encontro em Bruxelas com  Augusto de Castro e Jaime Cortesão.

Volto a manifestar o quanto devo ao António Valdemar, por frequentemente me esclarecer sobre muitos dos assuntos tratados neste blogue, e pelas suas pertinentes sugestões. Fico contente por o abraçar com gratidão!
O António Valdemar conviveu com Victor Falcão nalgumas das suas férias passadas na Ericeira, e foi quem representou o Diário de Notícias e o seu director, Augusto de Castro, no funeral de Victor Falcão.
A fotografia de Victor Falcão e o noticiário jornalistico sobre o seu falecimento  são ofertas do Valdemar, e a  correspondência que reproduzo encontra-se digitalizada, a maioria na "Casa Comum - Fundação Mário Soares", e a restante no "Museu Bernardino Machado".

Biografia de Victor Falcão - Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira:





 
 
 

Diário de Notícias - 10 de Abril de 1966
 

Diário de notícias - 11 de Abril de 1966
 
 
 
 
Cartas do início do exílio - Bernardino Machado residindo em Cambo-les-Bains (Basses-Pyrénées) e Victor Falcão em Bayonne e depois Sevilha. 
 
 



















 
 

Oliveira Marques - "Bernardino Machado Manifestos Políticos"

 

Sem comentários: