sexta-feira, 4 de abril de 2014














Exposição Fotográfica: O 25 de Abril e o Poder Local
No Museu Bernardino Machado (Vila Nova de Famalicão) encontra-se reposta a exposição ”Poder Local: das comissões administrativas às eleições autárquicas de 1976”, a qual foi realizada em 1999 no âmbito das Comemorações dos 25 anos do 25 de Abril, então realizadas pelo Município famalicense.

Organizada por Artur Sá da Costa e António Joaquim Pinto da Silva, na exposição sobre o “Poder Local”, numa viagem pela imprensa famalicense, retrata-se o 25 de Abril, o 1.º de Maio, a nomeação da primeira Comissão Administrativa da Câmara Municipal António Pinheiro Braga), assim como a segunda (José Carlos Marinho), as nomeações das Comissões Administrativas pelas Juntas de Freguesia até às eleições autárquicas de 1976, tendo sido José Carlos Marinho o primeiro Presidente da Câmara Municipal eleito no pós-25 de Abril.

A fotografia representa a manifestação de apoio ao Movimento das Forças Armadas no dia 27 de Abril, então realizada na Torre da Câmara. O “Notícias de Famalicão”, no número de 3 de Maio, retratou assim o momento: “Na Praça Álvaro Marques realizou-se na tarde de Sábado uma manifestação de apoio ao Movimento das Forças Armadas.

Estiveram presentes alguns oficiais de Infantaria 8, de Braga, e outros militares. Da varanda de acesso à Torre da Câmara Municipal usaram da palavra os Srs. Drs. Lino Lima, que se referiu ao programa da Junta de Salvação nacional e ao Movimento das Forças Armadas, terminando o seu discurso com vivas ao povo e às tropas portuguesas.

Seguiram-se da palavra a Sr.ª Dr.ª Margarida Malvar e os Srs. Drs. Salvador Coutinho, António Teixeira da Costa, José Augusto bezerra Sousa Lopes e Joaquim Loureiro.A terminar esta sessão a assistência entoou o Hino Nacional.”

Informa-se que, devido a atividades pedagógicas no Museu Bernardino Machado, que a referida exposição não estará aberta ao público entre o dia 7 até ao dia 11 de Abril, encontrando-se patente até ao dia 1 de Junho.


Data: até 01 de junho de 2014
Local: Museu Bernardino Machado
Ingresso: Entrada Gratuita

Museu Bernardino Machado
Rua Adriano Pinto Basto, n.º 79
4760-114 Vila Nova de Famalicão
Telef. 252 377 733
E-mail: museu@bernardinomachado.org



Museu Bernardino Machado Museu Bernardino Machado

Museu Bernardino Machado Museu Bernardino Machado

Museu Bernardino Machado

Sem comentários: