quarta-feira, 9 de outubro de 2013





Quando das comemorações da implantação da República foi inaugurado em Alenquer, na Horta d'El Rei, um memorial a Bernardino Machado, conforme referi nos blogues de 15 de Setembro e 2 de Novembro de 2010  -  ver aqui e aqui

 Para ler a inscrição do memorial clicar por duas vezes sobre a fotografia


Bernardino Machado,  conforme  referiu no postal que escreveu de Lisboa para Moledo do Minho, e que ontem publicámos, esteve no dia 5 de Outubro de 1911 em Alenquer.

Do espólio de Bernardino Machado digitalizado pela Fundação Mário Soares - Casa Comum, transcrevemos documentação relacionada com essa estada em Alenquer.







Tivemos conhecimento, através do blogue do Dr. Emílio Ricon Peres - Memória da República,  da publicação "Alenquer - 5 de Outubro 1910".



"A República nos jornais da província

A República foi muito comemorada, e até incentivada, nos jornais dos mais diversos lugares do interior do país. Damos aqui preferência aos jornais de Alenquer por dois motivos interessantes: primeiro, por ser a
terra natal de Luz de Almeida, o maçon fundador, impulsionador e Grão-Mestre da Carbonária que teve uma participação decisiva em todo o processo revolucionário que culminou com a implantação da República. Segundo, porque foi em Alenquer que Bernardino Machado teve conhecimento da implantação da República.

Do "Jornal d' Alenquer do dia 5 xe Outubro de 1913:
“Abalámos para Alemquer a toda a pressa para trazermos a feliz notícia aos nossos amigos e correligionários. Por sorte à entrada d’essa vila encontrámos o sr. Dr. Bernardino Machado que se dirigia a Lisboa. Aqui lhe comunicamos que estava resgatada a nossa querida Pátria pela Implantação da República”.

Realmente, o Dr. Bernardino Machado vinha da sua residência de praia, em Moledo do Minho, para Lisboa. Saiu de comboio, mas em Pombal as linhas férreas estavam cortadas. Então, arranjaram-lhe um
carro e dirigiu-se para a capital, fazendo uma paragem em Alenquer – possivelmente por ser terra já sua conhecida por aqui ter estado em campanha de propaganda política – local onde teve conhecimento de
ter sido proclamada a República.
No ano seguinte, no dia 5 de Outubro de 1911, o Dr. Bernardino Machado, em vez de ir para Lisboa, para
junto dos seus pares, a comemorar o 1º aniversário da Implantação da República, vai exactamente para
Alenquer celebrar essa efeméride, no local onde tomou conhecimento do derrube da Monarquia. Num
breve discurso afirmou que “Alenquer será sempre um Santuário da República”. De seguida descerrou uma
lápide com a seguinte inscrição: LOCAL ONDE O DR. BERNARDINO MACHADO TEVE CONHECIMENTO DE TER SIDO PROCLAMADA A REPUBLICA EM 5 DE OUTUBRO DE 1910. O largo passou no mesmo dia a ostentar o seu nome”. Alenquer tem um grande carinho pelo Dr. Bernardino Machado.
A partir daquele dia, ininterruptamente, começou a haver em Alenquer o “Jantar do 5 de Outubro”, local
de encontro anual de republicanos, mais tarde também de todos os opositores ao Estado Novo.
Actualmente este jantar anual, inicialmente republicano, está metamorfoseado numa manifestação política
exclusiva do Partido Socialista."












Sem comentários: