terça-feira, 6 de agosto de 2013







Castelo de São João do Arade - (Ferragude -  Lagoa) - que foi propriedade particular de Coelho de Carvalho


Em anterior blogue - clicar aqui - recordámos Joaquim José Coelho de Carvalho, que manteve relações amigáveis com Bernardino Machado.

Transcrevemos três cartas que se encontram no espólio de Bernardino Machado (Fundação Mário Soares).

Carta (17 de Julho de 1912) de Bernardino Machado escrita poucos dias após ter chegado ao Brasil.

"Querido Amigo
Deve ter tido as notícias pelos jornais. Tenho telegrafado incessantemente para o Vasconcelos. Dê notícias suas e daí. Brevemente escreverei detalhadamente. Nossos dedicados cumprimentos a sua Esposa.
Abraça-o saudosamente 
Todo seu 
Bernardino Machado
Lembra-se da combinação que fiz em Madrid em canalizar 
para internamento dos cabecilhas e repatriação dos assalariados? Se o nosso Governo a põe logo em execução ter-se-ia evitado a incursão. Lembranças ao Sérgio, que foi despedir-se de mim. Recebi carta de J. de Deus, e vou responder-lhe no próximo paquete."


Carta escrita em 12 de Setembro de 1919, após o regresso do exílio de Bernardino Machado

"Meu caro
Telegrafei-lhe. Foi-me devolvido o telegrama.Incumbi o meu filho Bernardino de lhe entregar uma carta minha. Não o encontrou. Mando-lhe, pois, este abraço de chegada para o seu Algarve, com os nossos mais dedicados cumprimentos a sua Esposa.
Todo seu
Bernardino Machado"


Carta de 4 de Abril de 1927, escrita da Corunha, no início do 2.º exílio, e após o aniversário de Bernardino Machado.


"Meu querido Amigo
Agradeço deveras o seu amável telegrama. 76 anos já! E ainda sem sossego. Imagine que o Cônsul de Vigo foi destituído, porque não deixou de ser correcto para comigo, dispensando-me as atenções devidas a um compatriota, que, demais a mais, fizera a sua 1.ª nomeação. É abominável. E eu , que perdoei ao B. Rori, os agravos que me fez durante o dezembrismo,não poderei jamais esquecer esta odiosa perseguição. Peço o favor de entregar essa carta ao Magalhães Lima, porque não sei se haverá galinha magra para a correspondência com ele. Disse-me um dos meus filhos que me aconselhava o clima do sul de Espanha. Pensei em ir até Sevilha. Mas o tempo por cá vai melhorando, e esta gente tem-me enchido de carinhos. O Ajuntamento da Corunha votou uma moção do Alcaide, considerando-me hospede de honra da cidade.  Também esta gentileza me prende . Dê notícias. Abraça-o saudosamente, como  
todo seu
Bernardino Machado"



"



Sem comentários: