terça-feira, 16 de julho de 2013



Francisco Cunha Leal  -  Recordações -  I



Para Maria Helena Cunha Leal, com saudações afectuosas!


Quando da apresentação do livro "Bernardino Machado - Uma vida de luta", de Maria Alice Samara, em cerimónia realizada na Biblioteca da Assembleia da República, tive o agradável ensejo de saudar dois familiares de Francisco Cunha Leal, sua filha Maria Helena e a neta Margarida. Lembrámos neste encontro os nossos antepassados; Maria Helena Cunha Leal não esquece que foi Bernardino Machado o primeiro homem a oferecer-lhe uma flor, tinha então 10 anos de idade e acompanhava seu pai no exílio na Galiza; eu recordei ter ido, na minha juventude, no agitado período pós-guerra, à sede da Ordem dos Engenheiros ouvir a palavra empolgante do Engenheiro Cunha Leal, uma figura de prestígio entre os jovens.
Há dias, ambos já nonagenários, enviei flores a Maria Helena Cunha Leal, modernamente pela Internet...

É importante a correspondência trocada entre Bernardino Machado e Francisco Cunha Leal que se encontra no Museu Bernardino Machado, de Famalicão, e na Fundação Mário Soares.

Transcrevemos duma carta, escrita por Bernardino Machado e datada 3 de Outubro de 1932, os seguintes períodos:

"É sempre para mim um grande prazer admirar os seus talentos, ainda quando discordemos de ideias, e até mesmo por isso, porque me é extremamente agradável esclarecer-me pela discussão. Foi o que aconteceu agora na sua última publicação, cuja amável oferta deveras agradeço. Falando ou escrevendo, a sua bela palavra batalhadora chama-nos ao terreno dos princípios, donde oxalá nunca se tivesse saído. Nada mais excelente e necessário do que a sua vibrante propaganda. As suas próprias opiniões sobre a obra da República despertarão naturalmente o espírito para que se faça inteira justiça ao alto valor cívico que ela teve, por mais que os embates insofridos das emulações partidárias a prejudicassem a ponto de a suspenderem."



Transcrevemos  do livro  "As Minhas Memórias", de Cunha Leal , as seguintes páginas:






3 comentários:

paula disse...

Beijo.
Saudades.
PL

paula disse...

Beijo.
Saudades.
PL

Anónimo disse...

Um Verdadeiro "nonagenário" adepto das novas tecnologias.
Um abraço de amizade,
Carlos Maciel