quinta-feira, 13 de junho de 2013




Bombarral e a República















Duas cartas de João Monteiro, Secretário da Comissão Paroquial Republicana do Bombarral, para Bernardino Machado:







Do portal do município do Bombarral  -  clicar aqui  - transcrevemos :



Cortejo histórico em homenagem aos republicanos

Comemorações do Centenário da República

No passado Domingo, dia 10 de Outubro, os bombarralenses, tal como ocorrera em 1910, saíram à rua, mas desta feita para homenagear os homens e as mulheres que há 100 anos atrás lutaram para que o regime republicano fosse implantado em Portugal.
Integrada nas Comemorações do Centenário da República, a actividade teve início pelas 15 horas, tendo os populares partido do Largo dos Matinhos em direcção à Estação de caminhos-de-ferro para impedir o trânsito ferroviário, à semelhança do que os seus antepassados fizeram nos dias 3, 4 e 5 de Outubro de 1910.
Munidos de cartazes onde se podiam ler “Todos à Estação”, “Abaixo a Monarquia” ou ainda “Vivam os Republicanos do Bombarral”, a comitiva, liderada pela figura da República e pelos políticos republicanos locais, percorreu as várias ruas da vila cuja toponímia fez ou faz referência a personagens republicanas nacionais.
Afonso Costa, Miguel Bombarda, Manuel de Arriaga, Teófilo Braga, João Chagas, Bernardino Machado, António José de Almeida e Magalhães Lima foram os republicanos evocados ao longo da caminhada.
Chegados à Estação de caminhos-de-ferro, teve início uma pequena encenação, onde os revoltosos republicanos fazem o ponto da situação relativamente à acção que irão desenvolver e que culmina com o levantamento da linha, de forma a impedir a passagem do comboio.
Antes de rumarem junto da linha, o Presidente da Câmara Municipal do Bombarral, José Manuel Vieira e o Comissário Municipal para as Comemorações do Centenário da República, Manuel Patuleia, procederam ao descerramento de uma placa evocativa da homenagem feita aos republicanos bombarralenses.
Deram vida a este importante acontecimento da história do Bombarral os elementos do grupo de teatro amador “Os Lendários” da Delgada, a quem se juntaram nesta iniciativa os alunos do Curso de Turismo Rural e Ambiental do Agrupamento de escolas Fernão do Pó. Acompanharam também o cortejo os músicos da Bandinha do Oeste.
Integraram ainda a comitiva, além do edil bombarralense e do Comissário Municipal para as Comemorações, a Vice-presidente da Câmara Municipal, Joana Patuleia, a presidente da Junta de Freguesia da Roliça, Norberta Santos, assim como vários populares que se foram juntando ao grupo ao longo do percurso.







1 comentário:

João Esteves disse...

Muito Estimado Amigo Dr. Sá Marques:

A propósito da acção de Bernardino Machado, mais uma pequena achega: a convite de Bernardino Machado, Antonina Goes secretariou esse comício republicano realizado no Bombarral.
No dia 9, o jornal O Mundo publicou uma notícia mais desenvolvida sobre Antonina Goes, acompanhada da respectiva fotografia:
«A mulher e a República
Mais uma senhora tomou um lugar de destaque num comício republicano: foi a ex.ma sr.ª D. Antonina Goes, que secretariou a mesa do comício de Bombarral. As naifadas e as pedras que certos garotos têm pretendido atirar às senhoras que dão o seu apoio ao movimento republicano não conseguiram, como se vê, o fim desejado pela desvairada reacção. A adesão da mulher à democracia tem sido, com efeito, um dos factores que mais tem desorientado a reacção. // Na mulher tem tido o clericalis-mo o seu mais formidável e certo apoio. Na predica no púlpito, pelo conselho no confessionário e pela conversa na sacristia, tem a reacção conseguido que a mulher esteja não com a religião de Cristo – o que não causaria dano – mas ao lado dos seus maus e desacreditados apóstolos. // A democracia, pelo contrário, tem tido a falta de apoio da mulher. Mais verdadeiramente falando: tem tido a sua má vontade. // Esta situação vem, há certo tempo, mudando. No cérebro e na alma da mulher fez-se luz: ela compreendeu que não devia estar com a opressão, mas com a Liberdade, e tem vindo a caminhar e caminha para a democracia. // Umas marcham ainda hesitantes, receosas das naifadas e das pedras. // Outras marcham mais firmemente, não tendo dúvida em oferecer publicamente o seu nome à causa que merece as simpatias da sua razão e do seu sentimento. // Nesta segunda falange tomou domingo lugar a sr.ª D. Antónia [Antonina] Goes. // Bem haja!»
[O Mundo, 09/09/2013, p. 1, cols. 3-4]
Um apertado abraço de João Esteves