terça-feira, 4 de dezembro de 2012




A Dra. Célia Oliveira Pestana teve a gentileza de  me oferecer o seu último livro  -  "O Centro Escolar Republicano Almirante Reis (CERAR)"

Célia Pestana, natural do Funchal, é licenciada em Ciências Históricas e Filosóficas pela Faculdade de Letras (U.C.L.), e fez carreira no Ensino Técnico, onde se profissionalizou em 1972. Foi chefe de Divisão da Inspecção-Geral do Ensino Particular. Colaborou com a Editora Eurpa América, para a qual traduziu clássicos, como Ovídio - "A Arte de Amar" - várias obras da colecção "Pais e Educadores", os "Grandes Socialistas e a Educação" de Maurice Dommanget, e ainda os dois primeiros volumes de "As Lutas de Classe na URSS", de Charles Bettelheim. É também co-autora da tradução de "O Novo Jogo do Petróleo" de Jean Marie Chevalier. Aposentou-se em 1987 e colaborou até 1992 na implantação da Galeria de Artes Plásticas - "Triângulo 48", em Lisboa.  





O livro reproduz duas cartas dirigidads a Bernardino Machado, que fazem parte do espólio da Família Machado Sá Marques, que se encontra na Fundação Mário Soares:

Para leitura clicar por duas vezes sobre a imagem


























1 comentário:

Anónimo disse...

Muito Estimado Amigo Dr. Sá Marques

Fiquei muito satisfeito ao ver que a Dr.ª Célia Pestana lhe ofereceu o livro dedicado ao Centro Escolar Republicano Almirante Reis.
A autora também teve a amabilidade de me enviar um exemplar, li-o atentamente e trata-se de uma exaustiva, rigorosa e documentada pesquisa centrada no CERAR, criado a 1 de Abril de 1911 e inaugurado em julho do mesmo ano, no Teatro Moderno, à Rua Álvaro Coutinho. Trata-se, cem anos depois, da reconstituição possível da sua edificação, apogeu e declínio, numa luta persistente e profícua contra a deterioração de muitas das fontes – documentais, materiais e humanas – e a inexistência de um arquivo organizado. Por ser um trabalho pioneiro, a investigação da Dr.ª Célia Pestana funciona, simultaneamente, como um estudo de caso e propõe, implicitamente, uma metodologia exequível em futuras abordagens de outros grémios, pois muitos existiram disseminados pelo país e a merecerem urgentemente idênticos estudos.
Além do mais, dá visibilidade merecido aos “dois esteios do Centro” durante décadas – António Lomelino e Armando Castanheira – que exerceram a cidadania no quotidiano, sendo naquele Centro que teve lugar, a 8 de outubro de 1945, a importantíssima reunião fundadora do Movimento de Unidade Democrática e, por isso, foi-lhe atribuído em 1987 o Título de Membro Honorário da Ordem da Liberdade.
É mais uma obra a acrescentar à pujante bibliografia publicada aquando das comemorações do centenário da República, tornando-se de leitura e consulta obrigatórias por conter uma abordagem diferenciada de um dos pilares mais duradouros do republicanismo e da República: os Centros Escolares Republicanos.
Com um apertado abraço e muita consideração de
João Esteves