quinta-feira, 8 de novembro de 2012







"Para o encerramento do V Ciclo de Conferências, dedicado este ano à temática “A Maçonaria em Portugal: do século XVIII ao século ao século XXI”, a Câmara Municipal de V. N. de Famalicão e o Museu Bernardino Machado convidaram o Professor Doutor António Reis. A conferência do Professor Doutor António Reis com o título “Maçonaria Hoje” irá decorrer no próximo dia 9 de Novembro, pelas 21h30, no Museu Bernardino Machado. Com a entrada livre, recebendo os participantes certificado de presença, estas conferências são acreditadas pelo Conselho Científico de Formação Contínua de Professores, nomeadamente para os professores das disciplinas de História, Filosofia e de Sociologia.

Professor Auxiliar Aposentado da Universidade Nova de Lisboa, o Prof. António Reis, licenciado em Filosofia pela Universidade de Friburgo (Suíça), é Doutorado em História Cultural e das Mentalidades Contemporânea e investigador do Instituto de História Contemporânea da referida Universidade. Com vários livros e dezenas de artigos publicados na área da História Contemporânea (a saber, “O Marxismo e a Revolução Portuguesa”, 1979 ou “Raúl Proença: biografia de um intelectual político republicano”, 2003, entre outros, e em coautoria e de direção, nomeadamente “Portugal: vinte anos de democracia”, 1994). 
O Prof. António Reis foi Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano-Maçonaria Portuguesa entre 2005 a 2011 e, mais recentemente, foi eleito Presidente do CLIPSAS, a maior organização mundial da Maçonaria Liberal e Adogmática, para o mandato entre 2011 a 2014. Destaca-se igualmente o facto de ter sido redator da revista “Seara Nova”, entre 1969 a 1974, e mais tarde foi diretor-adjunto da revista “Finisterra”.
Com uma atividade social e política relevante e de mérito, antes e pós-25 de Abril de 1974, o Prof. António Reis, para além de ter sido um dos cofundadores do Partido Socialista, foi agraciado em 25 de Abril de 2004 com o Grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade. Atualmente, integra o Comité de Especialistas escolhidos pelo Parlamento Europeu para orientar a criação da casa da História Europeia.
Recordamos que esta não é a primeira vez que o Prof. António Reis vem a V. N. de Famalicão: em 1999 esteve presente nos II Encontros de Outono (“Política Cultural”), em 2005 no I Ciclo de Conferências Os Presidentes da República (“Soares Presidente: a magistratura de influência”) e, finalmente, em 2006, nos VII Encontros de Outono (“O Exílio Socialista Organizado: da ação socialista ao Partido Socialista”)."



 
.

Sem comentários: