quarta-feira, 7 de novembro de 2012



Bernardino Machado e a Agricultura - 4
























Dr. Amadeu Gonçalves!  Retribuo o abraço e as saudades e felicito-o por retomar o seu blogue  - "dopresente"   -  clirar aqui.
Transcrevo a referência que faz às primeiras intervenções parlamentares de Bernardino Machado sobre os problemas agricolas nacionais, e a propósito reproduzo os Diários das Sessões do Parlamento dos dias 21 e 28 de Abril  e de 1 de Maio de 1883. Por proposta do deputado Jaime da Costa Pinto, Secretário da Comissão de Agricultura, Bernardino Machado fica agregado a esta Comissão, conforme o que está registado na sessão de 28 de Abril. Na  sessão de 1 de Maio Bernardino Machado continuou a debater "o estado lastimoso da região vinhateira do Douro".  Estas suas duas intervenções podem ser lidas no Tomo I - Política - das Obras Completas de Bernardino Machado.


“E a agricultura portuguesa convenceu-se de que para o seu desenvolvimento precisava, sobretudo, de se instruir…”
                                                                                                                Bernardino Machado

"Uma das primeiras referências de Bernardino Machado relativamente à agricultura, vem já do ano de 1883, intervindo na Câmara dos Deputados a propósito dos discursos pronunciados dos “senhores deputados a favor da cultura do tabaco no Douro”. Em representação da então Comissão de Defesa do Douro, Bernardino Machado pretende que o governo de Fontes Pereira de Melo apresentasse um projecto lei sobre a cultura do tabaco na região do Douro. Considerando que “o estado do país vinhateiro era angustioso”, registando-se a “falta de trabalho, a emigração e a diminuição do consumo”, causas que representavam o decréscimo da “indústria e do comércio do vinho”, a proposta de Bernardino Machado e da respectiva Comissão é que se não pretendesse “estabelecer definitivamente no Douro a cultura do tabaco”, mas sim estabelecê-la de forma transitória."














Sem comentários: