sábado, 7 de abril de 2012








Organização Mundial da Saúde



Segundo sua constituição, a OMS tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. A saúde sendo definida nesse mesmo documento como um «estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade.»



No dia do aniversário da fundação da Organização Mundial da Saúde - 7 de Abril - recordo todos os que tem lutado pela saúde e a fraternidade!

Transcrevo palavras de Teixeira de Pascoaes, que se referem a Bernardino Machado, escritas em 3 de Agosto de 1905:

"Nunca vi este homem perfeito percorrer uma rua, sem que os olhos dos transeuntes o não seguissem, comovidos. Quantas vezes o encontrei no meio de crianças esfarrapadas que lhe sorriem e de mendigos  que o abençoavam! Em Coimbra, principalmente toda a gente pobre e trabalhadora o estremece. Bernardino Machado é um ar saudável e benfazejo para aquelas almas oprimidas e sufocadas. Entra nos casebres miseráveis como um raio de luz num subterrâneo, e aparece do meio das multidões ansiosas e revolucionárias, como uma força orientadora e imperecível. Não representa só uma aspiração política, mas também uma aspiração religiosa. Não é apenas o cidadão modelo, é um Homem. Não vive somente dentro das fronteiras portuguesas; vive também na humanidade. Não se apresenta apenas nos comícios a pugnar pelo ressurgimento da nossa raça, aparece também nas choupanas dos famintos e oprimidos a aliviar desventuras e desgraças. Bernardino Machado é o Raciocínio e o Sentimento. A Oração de Sapiência, deste ano, é o discurso meditado e sentido que se ouviu na Sala dos Capelos."



 

Sem comentários: