sexta-feira, 13 de abril de 2012






"Cuentos para mis nietos" - o livro de Elzira Dantas Machado, na tradução em espanhol  de Martha Esperanza de Echandía, foi agora lançado na Colombia





 Elzira Dantas Machado

Martha Esperanza Ramos de Echandía




No passado dia 21 de Março, no "Salon Bolivar Club de Abogados" de Bogotá, foi apresentado o livro "Cuentos para mis nietos", a tradução em espanhol da obra escrita por Elzira Dantas Machado, numa cerimónia muito concorrida,  presidida pelo Embaixador de Portugal na Colombia, Augusto Saraiva Peixoto. que tinha a acompanha-lo o Presidente da Academia Colombiana de História, Enrique Gaviria Lievano e o Jurista Otto Morales Benitez, que fizeram a apresentação do livro, e a Dra. Martha Esperanza Ramos de Echandía.


Da esq. para a dir. - Enrique Gaviria Lievano, Martha Esperanza Ramos de Echandía, Augusto José  Saraiva Peixoto e Otto Morales Benitez


Foi lida a seguinte mensagem de gratidão da Família Machado:

Sr. Embaixador de Portugal em Bogotá, Augusto José Pestana Saraiva Peixoto, que aceitou presidir à apresentação do livro “Cuentos para mis nietos”
Sr. Presidente de la Academia Columbiana de História, Enrique Gaviria Lievano
Sr. Embaixador Otto Morales Benitez

Somos dos poucos netos, ainda vivos, de Elzira Dantas Machado, a autora do livro de que hoje se irá aqui falar e que, em hora propícia, por uma conjugação benigna dos astros, a Dra. Martha Esperanza Ramos de Echandia empreendeu traduzir para a língua espanhola. É invocando essa qualidade que nos cumpre destacar o significado que atribuímos a este ato de apresentação. A D. Elzira Machado foi uma senhora de grande relevância na sociedade portuguesa, como esposa do Presidente da República Bernardino Machado e como patrocinadora de instituições que tiveram por finalidade promover o papel da mulher na sociedade do seu tempo. Por vocação própria e na senda de uma das preocupações maiores de seu marido, que deixou a Portugal uma obra proeminente no domínio da educação, também ela assumiu a importância que no seio das famílias representava a transmissão pedagógica dos valores éticos e republicanos, para uso e proveito dos membros mais novos do amplo agregado que os seus descendentes, já na altura, constituíam. Gostava de se ver amorosamente rodeada pelos netos, aos quais ensinava a arte subtil da convivência e da fraternidade, prendendo-lhes a atenção através do relato de pequenos episódios ou de breves histórias, sempre eivados de um conceito incito de ordem moral. É sobretudo nesse registo que o seu livro se reveste de uma qualidade que o recuo das épocas não esmoreceu. Foi seguramente, entre outros, o atributo que a Dra. Martha Esperanza Ramos de Echandia encontrou nos escritos da nossa avó e muito grato nos é reconhecer que a sua mensagem continua a ter, tantas gerações volvidas, um intrínseco poder de sedução, capaz de conquistar o interesse de uma tão sensível e hábil tradutora. É com o maior reconhecimento que registamos quanto esta edição de um livro, que no plano afectivo nos remete para as amenas recordações da nossa infância, nos apraz. Alguns dos nossos antecedentes tiveram raízes sul americanas de que muito nos orgulhamos. A apresentação deste livro num país tão fascinante como a Colômbia tem de algum modo o sentido metafórico de uma união que sempre viveu no âmago dos nossos espíritos. A família de Elzira Dantas Machado, por nós representada, reitera a Martha Esperanza o seu profundo agradecimento e não quer perder o ensejo para lhe dizer até que ponto o trabalho a que deitou mão nos impressionou pela qualidade da escrita, pela subtileza como verteu para a língua de Cervantes o texto português e pela afectuosidade que lhe dedicou. Aos distintos senhores que presidem a este acto e à respectiva assistência que nele participa apresentamos também, totalmente rendidos, o nosso comovido bem-haja.

Manuel Machado Sá Marques
Aquilino Ribeiro Machado



Sem comentários: