quinta-feira, 8 de março de 2012










"O Arquivo Municipal de Paredes de Coura promove, no próximo dia 17 de Março, pelas 15 horas e 30 minutos, na sala de leitura, a sessão de lançamento do livro “Republicanas Quase Desconhecidas”, da autoria de Fina d’Armada.
A apresentação da obra, editada pela “Temas e Debates”, no final de 2011, e que revela a história de republicanas oriundas de 33 concelhos do país, ficará a cargo da doutoranda da Universidade do Minho, Aurora Botão Rego.
Seguidamente, a autora proferirá uma conferência intitulada “Mulheres Republicanas e Paredes de Coura”, em que ressaltará o papel desempenhado por mulheres ligadas ao concelho, em prol da implantação e consolidação do novo sistema político. Falará de D. Elzira Dantas Machado, filha do Conselheiro Miguel Dantas, unida em matrimónio com o estadista Bernardino Machado, duas vezes Presidente da República, de suas filhas republicanas que também circularam por Paredes de Coura, e sobretudo de Licínia Dantas Lemos, prima de Elzira e esposa de Júlio de Lemos, que participou activamente na proclamação da República.



Natural de Riba de Âncora, concelho de Caminha, mestre em Estudos sobre as Mulheres, Fina d’Armada tem focado a sua investigação científica na história dos descobrimentos, história local e fenomenologia. ”Mulheres Navegantes no Tempo de Vasco da Gama”, da editora Ésquilo (2006), é um título paradigmático por entre a bibliografia publicada, galardoado com o prémio “Mulher Investigação Carolina Michaelis de Vasconcelos 2005”.
Para além de historiadora, Fina d’Armada é ainda cronista, com vastíssimos artigos publicados na imprensa portuguesa, e poetisa. Na vertente literária, integra a “Antologia de Poetas do Alto Minho”, o “Dicionário de Mulheres Rebeldes”, o “Dicionário Antológico de Artes e Letras de Gondomar”, e em Espanha, o “Dicionário Internacional de Arte e Literatura”, bem como o de “Letras de Fronteira do Val do Miño Transfonteirizo”, de autores minhotos e galegos.

GAP – Câmara Municipal de Paredes de Coura"









Sem comentários: