Escolas Industriais e Comerciais
Do sítio do facebook do Professor Doutor António Ventura - http://www.facebook.com/profile.php?id=1567177657, transcrevemos, com a devida vénia, a fotografia e a nota referente a Artur Prat e às Escolas Industriais e Comerciais.
"As Escolas Industriais e Comerciais, criminosamente extintas, foram alfobres de professores notáveis e de alunos que se distinguiram pela sua qualidade. O pintor e escultor Artur Prat (1861-1918) estudou na Escola Politécnica e na Academia das Belas Artes. Foi professor e director da Escola Industrial de Portalegre, e depois leccionou na Escola Industrial Marquês de Pombal, de Lisboa, e na Escola Industrial de Coimbra. Expôs como no Grémio Artístico de Lisboa e na Exposição Universal de Paris (1900). A partir de 1904 viveu 8 anos em Paris, frequentou os ateliers de grandes mestres, e dedicou-se à pintura naturalista, ao retratismo, ao paisagismo e ao animalismo. A partir de 1908, abraçou com entusiasmo a escultura, ficando muitos dos seus trabalhos em França. Instalou em 1912 um atelier em Lisboa, na Avenida António Augusto Aguiar, onde fez várias esculturas, entre elas, as que representam a Pintura, a Escultura e a Arquitectura, no palacete hoje sede da Ordem dos Engenheiros. Nesta fotografia, Artur Prat posa junto a um busto da República de sua autoria (1911)."
Sobre o ENSINO PROFISSIONAL recordamos a obra de Bernardino Machado.
"A organização do ensino profissional aos níveis elementar e secundário é um dos elementos fulcrais, no entender de Bernardino Machado, do processo de democratização da instrução pública" - Rogério Fernandes, no seu livro "Bernardino Machado e os problemas da Instrução Pública" - Livros Horizonte - 1985
Sem comentários:
Enviar um comentário