sexta-feira, 16 de março de 2012












Ciclo de Conferências
 A Maçonaria em Portugal. Do século XVIII ao século XXI



23 de Março de 2012
Título: Organização e funcionamento: ritos, símbolos e graus.
Conferencista: Prof. Doutor João Alves Dias, Universidade Nova de Lisboa
Data: 23 Março de 2012
Hora: 21h30
Local: Museu Bernardino Machado
Ingresso: Entrada Gratuita










Programa do Serviço Educativo - 2012

Atelier: Queres saber como… se faz a manteiga
Objectivo
Bernardino Machado herdou de seu sogro, Conselheiro Miguel Dantas, a Fábrica de Manteiga e Queijo de Mantelães situada na freguesia de Formariz, Paredes de Coura. A Fábrica de Mantelães, durante finais do século XIX e inícios século XX teve muito sucesso, fornecendo inclusive os Armazéns Grandela em Lisboa.
Neste contexto pensou-se em fazer um atelier para mostrar às crianças como se faz a manteiga que se come diariamente.
Para esta iniciativa o Museu vai contar com o apoio da Quinta de Senra, que produz os queijos da SenrasDairy, de António Moreia dos Santos, sitiada em Ribeirão, Vila Nova de Famalicão, que graciosamente irá disponibilizar o leite para se recolher as natas com que se irá fabricar a manteiga.
 Esta atividade será desenvolvida em colaboração com o Gabinete de Arqueologia, que irá ensinar o fabrico do pão romano, feito com base em farinha de trigo, farinha de milho alvo e mel. As crianças que irão participar neste atelier poderão aprender, simultaneamente, como se produz e manteiga e o fabrico do pão. No final os participantes poderão deliciar-se com um pãozinho quente barrado com a manteiga feita por eles.
Colaboração: Gabinete de Arqueologia Monitora: Nazaré Seara
Destinatários: Crianças entre os 6-10 anos
Data: 28 de Março de 2012 - (Aniversário do Nascimento de Bernardino Machado) Horário: 10h00 às 13h00 Local: Museu Bernardino Machado
Apoio: SenrasDairy, Fabrico Artesanal de Queijo
Inscrições: Museu Bernardino Machado - Rua Adriano Pinto Basto, n.º 79 4760-114 Vila Nova de Famalicão - Telef. 252 377 733 -  E-mail: museu@bernardinomachado.org Entrada gratuita


Sem comentários: