Miguel Dantas Gonçalves Pereira e sua filha Elzira Dantas Machado
Um recanto da exposição comemorativa do Centenário da Implantação da República no Arquivo Municipal de Paredes de Coura, inaugurada em 8 de Outubro de 2010
Miguel Dantas após ter enviuvado de Bernardina Gonçalves Pereira, mãe de minha Avó Elzira, regressa a Portugal em 1870. Voltou a casar com uma prima - Maria da Assunção Gonçalves Pereira, passando o novo agregado familiar a viver no Porto, na rua de Cedofeita. Foi nesta cidade que meus Avós se conheceram; Bernardino Machado "considerava o Porto terra dos seus amores" (Ver o meu blogue de 22 de Março de 2010).
Meus Avós guardaram a correspondência que trocaram durante o ano anterior ao casamento, em 19 de Janeiro de 1882, na Igreja de Cedofeita, a Avó Elzira com 16 anos e o Avô Bernardino com 30 anos de idade.
Quando Miguel Dantas regressou a Paredes de Coura ficou a viver com sua Mulher Maria da Assunção, no palacete de Mantelães.
Postal de Maria da Assunção Gonçalves Pereira para minha Mãe
Uma das cartas escritas por minha Avó, com 15 anos, durante o seu noivado
A Igreja de Cedofeita onde casaram meus Avós
Os pais de minha Avó Elzira - Miguel Dantas e Bernardina Gonçalves Pereira
2 comentários:
Adorei, que linda carta de amor! Fiquei curiosa pela carta que o amado Bernardino enviou e que resultou nesta resposta. Giro, muito giro.
A foto da amada também é muito bonita.
Parabéns
é verdade! A amada era bonita!
Enviar um comentário