segunda-feira, 7 de junho de 2010






R E C O R D A Ç Õ E S


Durante muitos anos conservei, no meu gabinete de trabalho, um quadro com o desenho original de Jorge Barradas representando meu Avô Bernardino Machado, feito para a revista O Riso d'A Vitória, e que me tinha sido oferecido pelo Vasco Duarte Silva.
O Vasco e seu irmão Nuno (que infelizmente nos deixou tão cedo) foram meus amigos de coração durante anos. O Vasco foi um companheiro fraternal sempre presente quando necessitámos de exemplo e ajuda no decorrer da nossa vida. Nunca esquecerei o Vasco e a Ana! Sempre senti a sua força moral, o seu apoio e amizade.
O Vasco foi um estudioso multifacetado, mas era na arte do desenho e da pintura onde o seu saber e sensibilidade muito se marcavam. Recordamos com saudade a sua Galeria Ottolini, onde tantos artistas, hoje célebres, expuseram.
O Vasco, nas suas andanças pelos antiquários e alfarrabistas, adquiria tudo o que encontrava referente a Bernardino Machado para me oferecer! Lembro-me da sua satisfação quando me entregou um maço de cartas de meu Avô para o Lopes de Oliveira!...
Quando em 2005 me pediram para escrever no jornal da internet - Resistir.info - umas palavras sobre Bernardino Machado, lembrei-me de o fazer juntando ao texto o desenho de Jorge Barradas.
Ao transcrever este texto e reproduzir fotografias do meu álbum, desejo referir a frase de Bernardino Machado, que ainda há dias um querido amigo também citava no seu blogue:
"...entendo que as almas se conquistam sobretudo pela simpatia e pelo amor..."

Com o Vasco Duarte Silva em Pontevedra, junto da estátua de Castelao (1986)


http://www.galeriaottolini.com/GaleriaOttoliniHome.php



A Galeria Ottolini (1972/75)




Caricatura de Jorge Barradas - original oferecido pelo Vasco Duarte Silva (encontra-se no Museu Bernardino Machado - Famalicão)





O Riso d'A Vitória que imprimiu a caricatura de Jorge Barradas





Texto escrito para Resistir.info, em 2005:




Sem comentários: