quarta-feira, 9 de junho de 2010



Bernardino Machado e Afonso Costa

Para a Rita, com um beijo de gratidão pela sua ajuda.

Bernardino Machado que se encontrava em Madrid quando da eclosão da guerra civil de Espanha, passou a residir, de Outubro de 1936 a princípio de Janeiro de 1937 em Banyuls-sur-Mer, e depois no Mónaco (Hotel Monégasque). Foi aqui que Afonso Costa, que vivia em Paris, o visitou.

O manifesto que Bernardino Machado redigiu logo no inicio de 1937, e intitulou "Pela independência e integridade de Portugal", foi impresso em Paris, no início de Março, em folheto com este título. Mas, logo após ser dactilografado, foi difundido clandestinamente em Portugal durante o mês de Janeiro, em forma de panfleto.

Reproduzimos as duas composições tipográficas, o "Manifesto" e o folheto "Pela independência e integridade de Portugal".

Pela correspondência trocada, nesta época, entre Bernardino Machado e Afonso Costa, e que se encontra digitalizada no portal da Fundação Mário Soares, da qual reproduzimos algumas das cartas, ficámos a saber do envio para Lisboa, em princípio de Janeiro, do manifesto dactilografado, e como se fez a sua impressão em Paris.
Neste período desenvolveu-se uma movimentação para se criar uma Frente Popular entre os emigrados portugueses, uma tentativa de se encontrar uma estratégia de conciliação das diversas tendências políticas dos oposicionistas ao regime Salazarista.








No Hotel Monégasque - Mónaco - Março de 1937



Para ler os textos clicar por dua vezes sobre as imagens







































1 comentário:

Unknown disse...

boa pai!!! mil bjs