terça-feira, 1 de dezembro de 2009




Intervenções de Bernardino Machado durante o governo de João Franco




Bernardino Machado num comício do Partido Republicano Português - Capa duma Fotobiografia editada pelo Museu Bernardino Machado - Famalicão



O Directório do Partido Republica Português - da esq. para a dir.: Celestino de Almeida, Bernardino Machado, António Luis Gomes, António José de Almeida e Afonso Costa



Foram imponentíssimos os comícios organizados pelo Partido Republicano Português no período de propaganda antes das eleições para a Câmara dos Deputados, que decorreram em 19 de Agosto de 1906.

No Porto realizou-se um comício em 15 de Julho, presidido por Nunes da Ponte, tendo falado Afonso Costa, António José de Almeida, Eduardo Abreu e António Luís Gomes. Em Lisboa , nas terras de Estefânia, o comício, do dia 12 de Agosto, foi presidido por Manuel de Arriaga, usando da palavra Bernardino Machado, Alexandre Braga, João de Meneses Fernando Costa e António José de Almeida.

Os candidatos republicanos por Lisboa eram: pelo circulo oriental - Afonso Costa, António José de Almeida, Bernardino Machado, Augusto Vasconcelos e Bettencourt Raposo; e pelo círculo ocidental João de Menezes, Alexandre Braga, Fernandes Costa, João de Freitas e Nobre França.



Foram eleitos - António José de Almeida, João de Menezes, Afonso Costa e Alexandre Braga




Intervenção de Bernardino Machado no comício de 12 de Agosto de 1906:







Sem comentários: