quinta-feira, 19 de julho de 2018





A propósito da exposição na Alfândega no Porto





Esta exposição conta a história da primeira vez que o Presidente da República portuguesa viajou oficialmente ao estrangeiro, há 100 anos.

A Alemanha declarara guerra a Portugal em março de 1916, o que levou ao envio de tropas portuguesas para a frente de guerra na Europa. Em janeiro de 1917, partiram para a Flandres francesa os primeiros homens do Corpo Expedicionário Português (CEP), e no final do verão foi tomada a decisão da viagem presidencial. O objetivo principal era o encontro do Presidente com os soldados que tinham sido mobilizados para a guerra, manifestando-lhes, assim, a solidariedade de Portugal inteiro. 

No dia 8 de outubro de 1917, Bernardino Machado partiu de comboio, da Estação do Rossio, em Lisboa, acompanhado por uma pequena comitiva onde se incluía o primeiro-ministro – chefe do Governo, como se dizia na época – e o ministro dos Negócios Estrangeiros, além de cinco jornalistas. 

A viagem durou dezoito dias e durante o percurso o Presidente Bernardino Machado foi recebido pelo Rei Afonso XIII de Espanha, o Presidente Raymond Poincaré de França, o Rei Jorge V de Inglaterra e Alberto I, Rei dos Belgas. Para a jovem República portuguesa – que contava apenas sete anos – foi um momento importante de reconhecimento internacional.

Remontando a uma época em que viajar não era uma rotina, mas um acontecimento, esta exposição é também uma homenagem aos milhares de portugueses que combateram nas trincheiras da Grande Guerra.

Em exposição vão estar cerca de 500 peças provenientes de várias coleções públicas e privadas e pode ser visitado em conjunto com a exposição "O motor da República: os carros dos Presidentes”.

Local: Alfândega do Porto
Datas: 6 de julho a 31 de dezembro de 2018
Horário: terça a sexta (10h00 - 13h00; 14h00 - 18h00); sábados, domingos e feriados (15h00 - 19h00)
Preçário: Bilhete normal "Boa viagem, Senhor Presidente! 100 anos da Primeira Visita de Estado” - 3,00€;
Bilhete conjunto "Boa viagem, Senhor Presidente! 100 anos da primeira Visita de Estado” + "O motor da República: os carros dos Presidentes” - 5,00€
Contacto: 22 340 30 00



Recordamos a separata de "O Tripeiro"












































Sem comentários: