sexta-feira, 25 de maio de 2018


Carlos Bonvalot  -  1

O MESTRE
Carlos Bonvalot



Quando o Professor Henrique de Vilhena (1879-1958) reorganizou o Instituto de Anatomia da Faculdade de Medicina de Lisboa e fundou os Arquivos de Anatomia e Antropologia, reuniu à sua volta um grupo de colaboradores, fundamentalmente alunos de Medicina, mas também de Direito e Belas Artes, onde Vilhena também ensinava. Dos seus discípulos em Belas Artes destaca-se Carlos Bonvalot (1893-1934), que Henrique Vilhena encarregou da execução de ilustrações e desenhos anatómicos. 

Ao deixar o Instituto de Anatomia, para depois estagiar em Paris e Roma, Bonvalot ofereceu ao Professor Vilhena o quadro que intitulou «O Mestre», uma aula de Anatomia onde além de Henrique de Vilhena se retratam Helena Calado, Pedro Roberto Chaves, Joaquim e Victor Fontes, António Augusto da Silva Martins, António Rita Martins e Barbosa Sueiro, de Medicina; Aurora Bermudes, Maria da Assunção Leoni Pereira e Luísa de Ornelas e Vasconcelos, alunas de Belas Artes; Pais Laranjeira, de Direito e o preparador do Instituto, Bernardo de Oliveira Morgado.

«O Mestre», datado de 1914, integrou a Exposição de Pintura da Sociedade de Belas Artes, em 1916 e está agora exposto na Faculdade de Ciências Médicas, de Lisboa /UNL. Pela sua temática, é uma obra única na pintura portuguesa.




Muitos dos nossos artistas frequentaram o "teatro anatómico" da Faculdade de Medicina.








Sem comentários: