Carlos Bonvalot - 1
O MESTRE Carlos Bonvalot |
Quando o Professor
Henrique de Vilhena (1879-1958) reorganizou o Instituto de Anatomia da
Faculdade de Medicina de Lisboa e fundou os Arquivos de Anatomia e
Antropologia, reuniu à sua volta um grupo de colaboradores, fundamentalmente
alunos de Medicina, mas também de Direito e Belas Artes, onde Vilhena também
ensinava. Dos seus discípulos em Belas Artes destaca-se Carlos Bonvalot
(1893-1934), que Henrique Vilhena encarregou da execução de ilustrações e
desenhos anatómicos.
Ao deixar o Instituto de Anatomia, para depois estagiar em Paris e Roma, Bonvalot ofereceu ao Professor Vilhena o quadro que intitulou «O Mestre», uma aula de Anatomia onde além de Henrique de Vilhena se retratam Helena Calado, Pedro Roberto Chaves, Joaquim e Victor Fontes, António Augusto da Silva Martins, António Rita Martins e Barbosa Sueiro, de Medicina; Aurora Bermudes, Maria da Assunção Leoni Pereira e Luísa de Ornelas e Vasconcelos, alunas de Belas Artes; Pais Laranjeira, de Direito e o preparador do Instituto, Bernardo de Oliveira Morgado.
«O Mestre», datado de 1914, integrou a Exposição de Pintura da Sociedade de Belas Artes, em 1916 e está agora exposto na Faculdade de Ciências Médicas, de Lisboa /UNL. Pela sua temática, é uma obra única na pintura portuguesa.
Ao deixar o Instituto de Anatomia, para depois estagiar em Paris e Roma, Bonvalot ofereceu ao Professor Vilhena o quadro que intitulou «O Mestre», uma aula de Anatomia onde além de Henrique de Vilhena se retratam Helena Calado, Pedro Roberto Chaves, Joaquim e Victor Fontes, António Augusto da Silva Martins, António Rita Martins e Barbosa Sueiro, de Medicina; Aurora Bermudes, Maria da Assunção Leoni Pereira e Luísa de Ornelas e Vasconcelos, alunas de Belas Artes; Pais Laranjeira, de Direito e o preparador do Instituto, Bernardo de Oliveira Morgado.
«O Mestre», datado de 1914, integrou a Exposição de Pintura da Sociedade de Belas Artes, em 1916 e está agora exposto na Faculdade de Ciências Médicas, de Lisboa /UNL. Pela sua temática, é uma obra única na pintura portuguesa.
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