segunda-feira, 16 de abril de 2018





Recordar Estanco Louro  -  4





Site Autárquico de São Brás de Alportel



Arquivo de S. Brás de Alportel







Manuel Francisco do Estanco Louro nasceu no sítio de Alportel, a 6 de Setembro de 1890. Advogado, professor, escritor, publicista e investigador, Estanco Louro deixou à sua morte, uma volumosa obra literária inédita com diversos estudos nas áreas da linguística - gramática, dialectologia e toponímia -, da etnografia algarvia, dos estudos camonianos e ainda ensaios diversos de literatura portuguesa.
Licenciado em Filologia Românica (1919) e Direito (1922), cursou Estudos Camonianos na Faculdade de Letras de Lisboa e, durante alguns anos, acumulou a actividade de professor liceal com a de advogado.
Em 1925, após 12 anos de longo e árduo trabalho de investigação, concluiu a obra monumental «O Livro de Alportel – Monografia de uma Freguesia Rural - Concelho», que veio a ser publicada 3 anos depois e constituiu ainda hoje uma referência nacional e internacional no seu género.
Após ter leccionado durante 8 anos no Liceu Pedro Nunes, passou a leccionar no Liceu Camões onde permaneceu até à aposentação. Ao longo de todos estes anos, publicou diversas obras, realizou conferências sobre variadíssimos assuntos e colaborou activamente na Revista «Seara Nova», pois como intelectual progressista que era, fazia parte do grupo da «Seara Nova», ao lado de Aquilino Ribeiro, Raul Brandão, Jaime Cortesão, entre outros. Como referência que continua a ser no mundo das letras, a 8 de Novembro de 2003, a Biblioteca Municipal recebeu o seu nome, como patrono, em homenagem ao ilustre investigador, etnógrafo, linguista e professor são-brasense





























Sem comentários: