quinta-feira, 26 de abril de 2018


Misticismo e Messianismo

Nestes últimos dias, nas conversas com amigos, "tem vindo à baila" o misticismo e o messianismo. Quando da minha formação universitária, na década de 40, a leitura dos livros de Luís Cebola, que ainda conservo nas minhas estantes, foi relevante e esclarecedora nestes assuntos. Várias vezes conversei com o Dr. Cebola, que acompanhava, nessa altura, clinicamente alguns meus familiares.  No ano passado recordei em 15 blogues o Dr. Luís Cebola  -  clicar aqui



"Psiquiatra., escritor, ensaísta e colaborador assíduo da primeira página do jornal República, Luís Cebola (Alcochete 1876 / Lisboa 1967) exerceu a profissão no Hospital Miguel Bombarda e na Casa de Saúde do Telhal.
Teve entre muitos outros doentes celebres o poeta  Fernando Pessoa, o poeta Gomes Leal , o pintor Mário Eloy e o caricaturista Stuart Carvalhais.
Analista de acontecimentos políticos e sociais e de alguns dos mais polémicos protagonistas do cenário universal do século passado, - tais como Hitler e Mussolini -- Luís Cebola, em  jornais e  revistas e, também, em vários livros da sua autoria, estudou as tendências patológicas destas e outras personalidades.
Entre os comportamentos patológicos aberrantes que mobilizaram a sua observação médica destaca – se o messianismo e as suas consequências na Humanidade, provocando milhares de mortos em guerras que, tristemente, ficaram na História, e que a memoria não apaga." (António Valdemar)






Vem a propósito transcrever  algumas passagens do livro "Os Novos Messias" !














































Sem comentários: