sábado, 31 de março de 2018


RECORDAÇÕES DO HOSPITAL DE ARROIOS

Tenho estado a ler com agrado o livro que a Rita me ofereceu - "Médicos e Sociedade"






O Serviço de Medicina funcionava nos últimos pisos



Logo após ter terminado a formação médica, na Universidade de Lisboa, com o último exame de Pediatria, em 11 de Outubro de 1947, passei a frequentar, como médico voluntário,  o Serviço de Medicina do Hospital de Arroios.


Esta situação de voluntariado, que mantive até 1952, proporcionou-me o aperfeiçoamento dos conhecimentos de semiologia médica, mas sobretudo estagiar durante o ano de 1950 no Serviço de Radiologia do IPO ( Director – Dr. Sílvio Rebelo) e frequentar os Cursos de Medicina Tropical (1949/50),  de Medicina Sanitária (1949/50) e de Hidrologia Médica (1952), e desempenhar funções em África, em Vila Nova de Paiva e na estância termal de Pedras Salgadas, onde acompanhei como seu adjunto o Professor Doutor Cascão de Ansiães.



Nas Pedras Salgadas


Assim quando concorri ao Internato dos HCL em 1953, não foi difícil conquistar o 1º lugar no Concurso de provas públicas para o Internato Geral. Mantive-me desde então nos HCL até 1967, fazendo os concursos do Internato Complementar de Medicina e Graduado de Medicina e servindo nos Hospitais Curry Cabral, Capuchos, Desterro e Santa Marta.


Sempre com a preocupação duma boa prática de Semiologia Médica, iniciada quando aluno do 3º ano do Professor Fernando da Fonseca – Ver meu anterior blogue "Recordações" – clicar, e quando, já médico, frequentei a chamada “Universidade Arroios”, dirigida então pelo Dr. Aníbal de Castro, que contava como Assistentes o Drs. Xavier Morato e Alfredo Franco. Naquele tempo, não dispondo dos actuais meios de diagnóstico que a tecnologia nos trouxe, não podíamos deixar de ouvir “um rodado”, ou palpar “a ponta de baço” ou “o bordo hepático…
Dr,. Aníbal de Castro

Percebe-se a emoção e as saudades do nonagenário ao passar actualmente pelo Hospital de Arroios…


                                                           


Sem comentários: