sábado, 21 de outubro de 2017


No meu blogue "Recordações" de 4 de Agosto de 2012, em homenagem a Fernando Fonseca, escrevi:

Foi durante o ano lectivo de 1944-1945 que o Professor Fernando Fonseca, após concurso para professor catedrático, iniciou o ensino da cadeira de Semiologia Médica, que ministrou até ao seu afastamento compulsivo, quando da purga Salazarista de 1947. Fiz parte dos alunos que receberam os seus ensinamentos durante o seu primeiro curso de semiótica médica, que organizou no Serviço de Doenças Infecto-contagiosas do Hospital Curry Cabral, onde estava colocado como Médico-Assistente.. Com a possibilidade de distribuir os alunos pelos diversos pavilhões, acompanhados pelos seus assistentes universitários, o ensino era efectuado "à cabeceira do doente". As aulas magistrais eram também sempre exemplificadas pelo Mestre, que percorria descontraidamente os diversos pavilhões, muitas das vezes em alegre correria com os assistentes e alunos. Quando nos anos seguintes entrei nas enfermarias do hospital Escolar de Santa Marta, para estudar a Patologia e a Clínica, levava já uma boa preparação semiológica!
Vieram-me à memória estas recordações quando encontrei nas minhas prateleiras o folheto "A Sessão de 30 de Novembro de 1946 do Movimento de Unidade Democrática" e fui reler a intervenção do Professor Fernando Fonseca, intitulada - "Exposição sobre a assistência pública em Portugal".
As vivências durante a década de 40 marcaram bem a minha formação cívica!



Uma longa conversa com o António Valdemar, levou-me a recordar novamente o meu inesquecível Professor Fonseca!



























O texto de António Valdemar escrito para homenagear Fernando Fonseca no centenário do seu nascimento: 
























Sem comentários: