quarta-feira, 17 de maio de 2017


Recordar Luís Cebola  -  5

Para a minha querida Amiga Angelina, com um beijo de gratidão







Do facebook da Angelina Pessoa

"Como sabem, o pintor Stuart esteve internado entre 1926 e 1928, na Casa de Saúde de Telhal. Durante esta estadia “forçada”, pintou 4 aguarelas que fazem parte da colecção do Museu, instalado no Telhal (aguarela de Stuart da entrada do Telhal).Durante o seu internamento o Director Clinico era o psiquiatra Dr. Luís Cebola. Este médico extraordinário, Republicano convicto, foi nomeado por Afonso Costa, para Director Clinico da CST. Este Humanista dedicou a sua vida à causa dos alienados, permanecendo 38 anos no Telhal. Escreveu imensos livros científicos acerca da análise clinica e psicológica dos seus doentes.
O que talvez V. Exas. não tenham conhecimento é que, foi o Dr. Luís Cebola que mandou edificar a “ Casa do Castelinho” no Estoril. Esta é outra das casas lindas que eu amo na marginal. Segundo Cebola: “ Quando me refugiava dentro do meu antigo castelo, erguido sobre a costa do Estoril, para repousar dos labores da Psiquiatria, entregava-me, às vezes, ao deleite embalador de ouvir o marulho das ondas do Atlântico que me faziam evocar os dias saudosos do passado. Então, o sonho me acordava as musas adormecidas - as mais belas mulheres que eu conhecera outrora”. Quero viver lá e sonhar com as musas."



Aguarela de Stuart

Residência do Dr. Luís Cebola em S. Pedro do Estoril



Com a devida vénia, iniciamos a transcrição do texto da Doutora Denise Maria Borrega Pereira, que a Angelina fez o favor de me enviar.



















Sem comentários: