segunda-feira, 20 de março de 2017





Recordar Fidelino de Figueiredo - 1
20 de Julho de 1888 - 20 de Março de 1967
















Faz hoje 50 anos que faleceu Fidelino de Figueiredo.
Recordo que na minha juventude frequentava a sua casa. O Doutor Fidelino de Figueiredo tinha relações de amizade com meu Pai e morávamos perto - na Avenida Duque de Ávila. Seu filho Nuno era meu colega no Liceu Camões e meus irmãos eram companheiros dos filhos mais velhos.
No final da sua vida, quando regressou a Portugal, voltei a encontrar-me por diversas vezes com o Doutor Fidelino de Figueiredo e a Senhora Dona Dulce na sua casa da Rua Duarte Lobo, quando  acompanhava o meu Mestre Ernesto Roma nas visitas que fazia ao seu companheiro dos tempos da Universidade.

Duas semanas antes de falecer ofereceu-me o livro "Ideias de Paz" :





Quem me chamou a atenção para a efeméride foi o António Valdemar,  numa das nossas conversas. Dizia-me então o meu caríssimo amigo: - "O Fidelino foi uma personalidade importante, mas muito polémica.
Foi anarquista, integralista, sidonista, interveio a seguir ao 28 de Maio, foi antissalazarista e acabou maoista!...
Hoje em Portugal ninguém sabe quem foi. Era um licenciado em história e geografia que passou para a literatura por ódio ao Teófilo. Deve recordá-lo no seu blogue! "




1 comentário:

paula disse...

... e muito bem !
Beijinho
Pl