sábado, 11 de fevereiro de 2017

 
 
 

O  Avô Bernardino em Beyris,
 com minha irmã Manuela,
 a prima brasileira Gleida e
 minha prima Maria Mendes Machado
 (da esq. para a dir.)

Recordar minha irmã Manuela  -  2

Minha irmã Manuela (1917-2007) conviveu com os avós em Beyris (1931), onde frequentou o "College de Jeunnes Filles de Bayonne", com a prima Maria, a filha mais velha do Tio Miguel.
A carta de Bernardino Machado para meu Pai mostra a sua satisfação pela aplicação nos estudos da neta.
O professor de piano, a que se refere, era o compositor francês Joseph-Ermend Bonnal, naquela data Director da Escola de Música de Bayonne.
Uma carta da Manuela para nosso Pai e as fotografias que reproduzimos, revelam bem a juventude e alegria com que as netas aliviavam o exílio do Avô!




Residência em Beyris (Bayonne) - Villa Pre Fleuri


Bernardino Machado na sua residência em Beyris 
 1931



 
 
 


 
Ermend Bonnal, Director da
Escola de Música de Bayonne,
tocando no orgão da Igreja de
Santo André, com Renée Germain
 
 

 
 
 

 






 

Sem comentários: