sábado, 18 de fevereiro de 2017




Com minha Mãe na Rua do Passadiço
Julho de 1967

18 de Fevereiro  -  data de aniversário de minha Mãe

Rita Olimpia Machado Sá Marques (1888~1970)





Entre as notas que meu Avô Bernardino registava encontrei a referência ao dia e local do nascimento da filha Rita. A rua corresponde à actualmente denominada Rua Leão de Oliveira e o prédio onde os Avós então residiam já não existe.












A biografia de minha Mãe para o dicionário "FEMINAE" -
clicar aqui -  foi redigida por sua sobrinha Elzira Dantas Machado Rosa, que regista o papel desempenhado pelas filhas mais velhas de meus Avós na educação e amparo dos irmãos: "No contexto alargado (2/3 gerações), inerente ao estatuto social e à mentalidade da burguesia abastada no final do século XIX, os pais associavam, habitualmente, os filhos/as mais velhos/as à tarefa de educar os mais novos, praticando um estilo cooperativo benéfico, por si mesmo, para as gerações envolvidas no processo educativo. Rita Dantas Machado reflectiu e reproduziu esse modelo pedagógico...Assumiu, portanto, um duplo papel maternal, não apenas na formação da própria descendência, mas igualmente na orientação pessoal dos irmãos mais novos, substituindo os pais na ausência destes."
Da colecção de postais que minha Mãe juntou reproduzo o escrito pelo Avô Bernardino, onde exprime esta acção pedagógica.



O reconhecimento destas qualidades de minha Mãe também o encontrei expresso na carta de minha Avó Elzira,  escrita em 1933 em La Guardia:









TRES GERAÇÕES





Fotografia de 1901
  Baronesa de Joane em Vila Nova de Famalicão
com Bernardino e Elzira Machado e filhos

1 - Baronesa de Joane   2 - Bernardino Machado  3 - Elzira Machado   4 - Manuela com  5 - Elzira ao colo   6 - Rita  7 -  Maria  8 - Bernardino  9 - Domingos  10 - Joaquina  11 - Jerónima  e  12 - Inácio 



Minha Mãe com seus pais e irmãos em 1905
Na 1ª fila estão, da esquerda para a direita, o Miguel, a Maria, a Joaquina e o António (que tem a mão direita no ombro da Joaquina), a ama da Sofia, com a criança ao colo;
Na 2º fila estão o Bernardino, a Elzira (sentada), a Rita, Bernardino Machado e Elzira Dantas Machado, o Domingos e o Inácio (sentado na cadeirinha; esta cadeira esteve depois em casa da Rita e nela comeram os seus oito filhos; está actualmente no Museu de Famalicão);
Na 3ª fila estão a Jerónima, a Joana (sentada no colo do pai) e o Bento (ao colo da mãe)


Minha Mãe, ainda solteira, em 1911, com seus Pais, irmãos, cunhados e sobrinhos
Na 1ª fila - Jerónima, Manuela com seu filho Júlio e o marido Angelo Vaz, Domingos, Maria, Rita, Sara casada com o António, tendo a filha Maria Elzira ao colo, Miguel;
Na 2ª fila - Sofia, Elzira, Joaquina, Bernardino, filho mais velho de Manuela e Angelo Vaz, Joana, Bento, Bernardino Machado e Elzira Dantas Machado, com Narciso ao colo, Bernardino
Sentado no chão - Inácio



Bernardino Machado com seus familiares no Palácio de Belém, em 1917, antes do golpe de estado Dezembrista: - da esq. para a dir. - de pé - Inácio (filho), Maria (filha), Rita Machado Sá Marques (filha) e marido Alberto Sá Marques, Elzira Dantas Machado, Jerónima (filha), Isabel Mendes Machado e marido Miguel (filho), Juliano de Carvalho (genro), Joana (filha), Domingos (filho); - sentados - Bento (filho), Sofia (filha), Narciso (filho), Maria Adelaide Sá Marques (neta), Bernardino Machado, Joaquina Machado de Carvalho (filha) e Elzira (filha).


1918
Em Mantelães (Paredes de Coura)
os meus Pais com os quatro filhos mais velhos


Meus Pais com os oito filhos na casa da Cruz Quebrada
1927


Minha Mãe om a sua primeira neta Sofia
Abril de 1941
No jardim da casa da Idanha/Belas


No Campo Grande - 1967
com minha irmã Manuela e os netos Miguel e Rita











Sem comentários: