segunda-feira, 10 de outubro de 2016



Rita Machado Sá Marques
Para o Miguel e a  Rita conhecerem a história da sua Avó Rita!


Miguel Dantas com as netas
Rita (no colo direito)
e Maria (no colo esquerdo) - 1894
 



 



O Real Colégio Ursulino das Chagas em Coimbra que a Avó Rita frequentou na sua juventude.






Clube do Património
Blogue oficial do Clube do Património da Escola Básica Eugénio de Castro - Coimbra
Sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013
 
 
 

 
 
O Hospital Militar de Coimbra localiza-se num dos mais belos e desconhecidos sítios de Coimbra, entre o Seminário Maior e o Jardim Botânico, na rua Domingos Vandelli, atrás do Jardim-escola João de Deus, desfrutando de umas magníficas vistas panorâmicas.
 
O Hospital instalou-se inicialmente, após a revolução republicana de 1910 e até 1918, no Convento de Santa Teresa (Convento das Carmelitas), junto ao Penedo da Saudade, expulsando autenticamente as freiras que foram surpreendidas pelas chefias militares no refeitório, enquanto ceavam, no dia 10 de outubro de 1910, apenas cinco dias após a implantação da República!
 
Em 1918, por razões mal conhecidas mas que se podem justificar com a falta de espaço, o Hospital Militar foi transferido para as atuais instalações que sofreram obras de remodelação em 1922.
 

 
O edifício original data dos inícios do séc. XVII e foi mandado erguer pelo bispo D. Afonso de Castelo Branco para aqui se instalarem os estudantes do Colégio Universitário de S. José dos Marianos.
 
Em 1834, com a extinção das ordens religiosas, o colégio ficou vago, passando a acolher os leprosos do hospital dos Lázaros, até que as freiras Ursulinas do Real Colégio das Chagas aqui se instalaram em 1850. Estas freiras vieram da Vila de Pereira (tal como nosso Dani) para o convento de Santa Ana, onde hoje se situa o Quartel-General. No entanto, não se deram bem e passavam a vida a desentender-se com as freiras do novo convento, pelo que pediram para ser transferidas para o desocupado colégio de S. José dos Marianos, o que viria a ocorrer em 1850. Por isso é que este edifício também é  mencionado como antigo Convento das Ursulinas, uma vez que o Real Colégio das Chagas aqui funcionou até 1910.
 


 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários: