sexta-feira, 12 de dezembro de 2014




Recordar Trindade Coelho  -  2



Um livro indispensável no estudo da História de Portugal do século XIX















Dados biográficos retirados da Grande enciclopédica Portuguesa e Brasileira






Selo comemorativo



José Francisco Trindade Coelho nascido em Mogadouro a 18 de Junho de 1861 e falecido em Lisboa a 18 de Agosto de 1908 foi um escritor, magistrado e político português.
Natural de Mogadouro, a sua obra reflecte a infância passada em Trás-os-Montes, num ambiente tradicionalista que ele fielmente retrata, embora sem intuitos moralizantes. O seu estilo natural, a simplicidade e candura de alguns dos seus personagens, fazem de Trindade Coelho um dos mestres do conto rústico português. Fiel a um ideário republicano, dedicou-se a uma intensa actividade pedagógica, na senda de João de Deus, tentando elucidar o cidadão português para a democracia.
Frequentou o curso de Direito na Universidade de Coimbra. Foi delegado do Procurador Régio no Sabugal e em Portalegre. Em 1891 fixou-se em Lisboa, trabalhando primeiro como advogado e depois como juiz. Em 1907 pediu a demissão do cargo, suicidou-se no ano seguinte.

Foi emitido em 2011 (a 14 de Março), um selo na emissão Vultos da Cultura, dedicado aos 150 anos do nascimento de Trindade Coelho. O selo mostra um retrato a lápis (de Columbano Bordalo Pinheiro) do escritor no lado esquerdo, e do lado direito mostra um trecho do livro de memórias, In Illo Tempore, publicado por Trindade Coelho em 1902, com um estudante usando uma viola (pormenor de ilustração e texto). Nessa obra, o autor evoca o ambiente boémio estudantil, as tradições académicas e muitas das figuras da Universidade de Coimbra , onde estudou Direito .







 

Sem comentários: