sábado, 9 de agosto de 2014









 

Bernardino Machado e Leite de Vasconcelos
A prpósito do artigo de António Valdemar  do jornal "Público" de 8 de Agosto de 2014











 
Para leitura dos textos clicar por duas vezes sobre a imagem
 
"Público de 8-08-2014
 
 

 

 
Fotocópia de páginas do livro de José Leite de Vasconcelos "História do Museu Etnológico Português", reproduzindo carta de Bernardino Machado, de ABR.1893, apoiando a ideia da criação de um Museu Etnográfico
 
 


 
 

"Escrevo a V.E. de Mafra, aonde vim passar uns 4 dias para descansar. Estava para me retirar hoje, mas apareceu-me à última hora um impedido de oficial madeirense e outro açoriano, que eu desejo explorar linguisticamente hoje e amanhã, e por isso só vou amanhã à noite. É por este motivo que escrevo a presente.
Fui proposto pelo Conselho de liceus de Lisboa para ir aos exames em Outubro. Com quanto talvez não haja modificação na proposta, todavia peço a V.E. o obséquio de me acompanhar esta perante a Direcção Geral e o Exmo. Inspector.
Confiado na amizade de V.E., ficarei pois mais um dia.
Como os exames são muito brevemente, e nisto às vezes um dia pode influir muito, obsequeia-me V.E. falando no negócio logo que lhe seja possível.
Não sei se V.E. já veio a Mafra. É uma terra alegre e com bons ares, mas tudo respira ainda, por causa do convento, a D. João V. O convento é uma grande obra sem inspiração, mas feita a compasso, correctíssima.
Soube hoje do triste fim de Antero de Quental. O suicídio é uma mania como outra qualquer. Pena foi porém que desta vez ela se desse em quem se deu!"


 


 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários: