terça-feira, 17 de junho de 2014



Beyris - 1930 -
Aquilino Ribeiro, a tia Gigi, a Avó, o tio Bento e o Avô
Aquilino Ribeiro  -  4

Depois do casamento de Aquilino Ribeiro com minha tia Gigi, a família sai de Paris e vai viver,
primeiro em Ustaritz, por pouco tempo,  fixando-se depois em Beyris (Bayonne), onde nasce meu primo Aquilino Ribeiro Machado (6 de Abril de 1930). Minha irmã Elzira faz-lhes companhia durante algum tempo, e depois minha irmã Manuela aí permanece durante cerca de um ano. 
No último trimestre de  1931, Aquilino Ribeiro vai viver para a Galiza, primeiro em Vigo, e depois em Tuy, regressando a Portugal em 1932, instalando-se em Viseu (Abravezes), e no final do ano em  Lisboa; é amnistiado e vai  residir na Cruz Quebrada, na casa de Bernardino Machado, onde escreverá muitos dos seus livros.
 
 

Residência em Beyris (Bayonne) - Villa Pre Fleuri


Em Beyris - minha irmã Elzira e minha tia Sofia, com o casal recém-casado





 
No dia 11 de Novembro de 1929, Bernardino Machado colocou um ramo de flores no Monumento aos Mortos da Grande Guerra, acompanhado por emigrados (Jaime de  Morais com um dos filhos, Cesar de Almeida, Aquilino Ribeiro, Agatão Lança e outros).
 
 
 

 
 
Uma recordação de Beyris de minha irmã Manuela, oferecida ao Dr. Lino da Silva.
 
 
 
Beyris - 1931 - Bernardino Machado com o neto Aquilino ao colo 
 
 
 

Vigo - 1931

 

 
 


















 
 
 
 
 
 




 
 
 
 
 
 
 
 

 


 
 
 
 

 

 
 
Correspondência durante a estada em Vigo
 
 
 
 
 
 
 
 



 

 

 

  Aquilino Ribeiro em 1930 publica o romance "O Homem que Matou o Diabo", dedicado a minha tia Gigi
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


1 comentário:

paula disse...

Beijinhos
Saudades
PL