sábado, 10 de maio de 2014

 
 
Mais uma vez desejo exprimir a minha gratidão ao querido Amigo António Valdemar, que me tem transmitido a sua vivência  com inúmeros republicanos
 
 

 
 
 
 
 


Recordamos o Dr. Ramon Nonato de la Féria! Um REPUBLICANO e HOMEM BOM!

 






 

Filho de Joaquim de La Féria y Ramos e de Maria Gertrudes Calabaço, o Dr. Ramon Nonato de La Féria, nasceu em Serpa nos finais do Séc XIX.
Pouco encontrei sobre a vida e obra do Dr. Ramon Nonato de La Féria, médico de profissão, que bem merecia um aturado estudo tanto pela figura que foi, como pela sua acção em Serpa e em Lisboa.

Quando da implantação da Republica foi o Dr Ramon, que a anunciou ao Povo na então Vila de Serpa. A sua acção politica, de Republicano convicto, mistura-se muitas vezes com a sua posição de Presidente do Concelho da Ordem Maçónica, na qual se iniciou em 1914 na Loja Cândido dos Reis.

Esteve preso sem culpa formada de 1937 a 1939, sob a acusação de ser Maçom,  o que consta dos registos da PIDE, Serviços Centrais, Registo Geral de Presos, liv. 29, registo nº 5776 .

Foi também presidente da Direcção do então Grémio Alentejano nos anos de 1925 a 1928 e Director do Posto Clínico da Casa do Alentejo. Revista que no seu nº. 170 de Junho de 1951, lhe tece grandes e merecidos elogios, como dirigente, como médico e como Homem.

Transcrevo o que foi escrito acerca deste ilustre Serpense, quando do descerramento da lápide que deu o seu nome ao Consultório Clínico da Casa do Alentejo.
- “Ao comemorar o 28º aniversário do inicio da manifestação colectiva do regionalismo alentejano, entende o «Boletim da Casa do Alentejo» que secundou a homenagem de 1949 ao descerrar-se a lápide dando ao consultório o nome do Dr Ramon de La Féria, apresentar à consideração dos sócios da Casa do Alentejo o exemplo nobilíssimo desse Homem, Médico e Alentejano ilustre, que, num tempo de egoísmo e de interesse próprio, esquece tudo o mais para servir com desvelo e devotada abnegação, os que nascidos em terra alentejana carecem do amparo dos seus comprovincianos”-.



 



 

 
 


 





 


A assistência ao almoço dos médicos que terminaram o curso em Lisboa no ano de 1911. [Identificados no álbum:] Dr. Alves Mineiro; dr. Cunha e Silva; dr. Marçal Mendonça; dr. José Alberto de Faria; dr. Leonardo Castro Freire; dr. Conceição e Silva; dr. Carlos Santos (Filho); dr. Rafael Franco; dr. Ramón Nonato de La Feria; dr. Leonel Pereira de Macedo; dr. Germano Guerra.

Nível de descrição
Documento simples Documento simples
Código de referência
PT/TT/EPJS/SF/001-001/0041/1010K
Tipo de título
Formal
Datas de produção
1936-07-26 A data é certa a 1936-07-26 A data é certa



 






 




A voz e o calor humano! O médico acima de tudo tem que ser um HOMEM BOM!
O Tenente-Médico Ramon de la Féria no "front"








 

1 comentário:

Anónimo disse...

Grato pelas suas palavras e pela sua amizade; mas aquela obra não podia ficar em melhores mãos. São belíssimas e justas as páginas que divulga de Jaime Cortesão. E o soldado Português (fui testemunha) continua com as mesmas características: coragem, lealdade, solidariedade e honradez. E orgulhosamente humilde perante muitos fanfarrões de gabinete e caneta.