terça-feira, 11 de março de 2014





Recordar dois jornalistas republicanos, Pedro Januário do Vale Sá Pereira e seu filho Luís Consiglieri Sá Pereira -  II



 



 

 
 
Pedro Januário do Vale Sá Pereira
Biografia
Foi empregado comercial, funcionário público e presidente da Associação de Classe dos Caixeiros de Lisboa, no âmbito da qual fundou em 1896, o jornal O Caixeiro.
Foi o fundador do Partido Socialista Democrático em 1902, opondo-se a Azedo Gneco. Na direcção deste partido constavam Manuel José Gonçalves, Feliciano António da Silva, Agostinho da Silva, Teodoro Ribeiro, Mariano da Assunção Gonçalves, Luís José Alves, para além do próprio Sá Pereira, que se tornou na principal figura deste partido. No ano seguinte, este partido tentou realizar uma nova assembleia para eleger os seus órgão dirigentes, mas as autoridades não o permitiram de imediato, mas a 29 de Março de 1903 foi finalmente eleita a direcção que ficou confiada a Sá Pereira, Horácio Micali, Manuel Inês, Inácio Ferreira e Júlio Marques.
Tomou publicamente posição contra a Guerra dos Bóeres, participando na Conferência Contra a Guerra Sul-Africana, realizada em Lisboa, nos dias 27 e 28 de Março de 1902, na Associação Comercial dos Lojistas, numa organização conjunta entre a Federação Socialista Livre e o Círio Civil Estrela. Os participantes nesta conferência eram reconhecidamente republicanos entre destacavam-se Augusto José Vieira, José do Vale e Francisco Homem Cristo, entre outros.
Foi um dos participantes na reunião realizada em Abril de 1904, na Associação dos Lojistas de Lisboa, onde se criticaram os acontecimentos ocorridos em Alcalá del Valle a 1 de Agosto 1903. Esta manifestação de pendor anarquista, na vizinha Espanha, provocou grande emoção entre os libertários e socialistas europeus. Em Lisboa, os acontecimentos foram difundidos pela Federação Socialista Livre, tendo, na ocasião discursado, para além de Sá Pereira, Magalhães Lima, Heliodoro Salgado, França Borges, Ramada Curto e José do Vale, entre outros.
Participa em diversos comícios e conferências onde se destaca o comício organizado em Janeiro de 1905, em Lisboa, onde usaram a palavra para além de Pedro Sá Pereira, Augusto José Vieira e Dâmaso Teixeira.
Integrou, ainda em 1905, a Comissão do 2º Centenário de António José da Silva (O Judeu), que era constituída por Augusto José Vieira, Fernão Botto Machado, Carlos Cruz, Dâmaso Teixeira, França Borges, Joaquim Madureira, Luz de Almeida, Mayer Garção, Teófilo Braga, Magalhães Lima, Macedo Bragança, Israel Anahory, Martins Monteiro, Silva Fernandes e José do Vale.
Em 28 de Maio de 1911, como socialista independente, foi eleito deputado à Assembleia Nacional Constituinte pelo círculo oriental de Lisboa, na companhia de Afonso Costa, Anselmo Braamcamp, António José de Almeida, Ladislau Piçarra, Artur Duarte Luz de Almeida, Afonso Pala e Magalhães Lima. Foi novamente eleito deputado em 1915 e 1919 pelo PRP, embora no círculo de Vila Franca de Xira. Em 1922 voltou novamente a ser eleito deputado, mas agora pelo círculo de Beja. Enquanto membro do Directório do PRP foi director do jornal O Rebate. Exerceu ainda o cargo de secretário da Câmara dos Deputados.
Foi expulso do PRP em 1925, quando passou a integrar as listas da Esquerda Democrática, tendo sido candidato pelo círculo de Beja, embora não conseguindo vencer a eleição. Pertenceu também ainda à direcção do Centro Republicano Dr. José Domingues dos Santos, desempenhando as funções de vice-presidente. Em 1925, durante o Congresso da Esquerda Democrática, Sá Pereira, conseguiu ser eleito para o Directório do PRED.
Pertenceu à Maçonaria, tendo integrado a Loja Luís de Camões, em Lisboa, com o nome simbólico de Karl Marx.
 
Do espólio de Bernardino Machado, digitalizado em "Casa Comum" da Fundação Mário Soares, retirámos:


Carta de Pedro Januário do Vale Sá Pereira para bernardino Machado (1907)



 

 



 
De Luís Consiglieri Sá Pereira tenho o seu livro:
 

 
 
 

Fez no "Diário de Lisboa" a reportagem da noite trágica de 19 de Outubro: 


 
 

 


 

 


 

Sem comentários: