domingo, 29 de dezembro de 2013



Recordar  Maçons Republicanos  

Ferreira Manso


Ferreira Manso presidiu a choça "Sentinela dos Bosques"  da Carbonária Portuguesa. Portuguesa

















Maria Clara Correia Alves




Em 26 de Março de 1911 Maria Clara Correia Alves (1869/1948) integra o núcleo de oradores da sessão do Grémio Lusitano, em honra do Governo Provisório da República e da promulgação da Lei do Registo Civil obrigatório, tendo abordado o "papel da mulher na família, agradecendo ao sr. dr. Afonso Costa tudo quanto tem feito a favor do seu sexo". A sessão foi presidida por Magalhães Lima, Grão-Mestre da Maçonaria. - (João Esteves)










2 comentários:

João Esteves disse...

Estimado amigo Dr. Sá Marques:

A Liga Republicana das Mulheres Portuguesas e a sua Comissão de Propaganda encabeçaram, no dia 3 de Fevereiro de 1910, o cortejo fúnebre do republicano e maçónico Ferreira Manso. Maria Veleda discursou no cemitério:
«A derradeira Homenagem - É sepultado Ferreira Manso - [...] - No cemitério - Falam a sr.ª D. Maria Veleda e o dr. Magalhães Lima
[...] // À beira da sepultura usou em primeiro lugar da palavra a sr.ª D. Maria Veleda, que em frase sentida pôs em relevo as qualidades morais e de carácter de Ferreira Manso, que, ainda quando o ano passado, um pasquim jesuítico a agrediu infamemente, saiu à estacada em sua defesa, ele que mal a conhecia. É digno de gratidão e de registo este acto do morto, como de resto o são todos os da sua vida de luta, de abnegação e sacrifício. Despede-se dele fazendo votos por que o seu exemplo seja seguido, e a sua vaga o menos sentida possível.»
[O Mundo, 04/02/1910, p. 3, col. 4]

João Esteves disse...

Ainda sobre Ferreira Manso:

A 18 de Fevereiro de 1910, três senhoras da Comissão de Propaganda da LRMP entregaram «à viúva de Ferreira Manso a quantia de 6$300 réis, produto da marcação de lugares no sarau de 13 do corrente em favor da Obra Maternal, que a comissão resolveu aplicar a tão louvável fim» [“Ferreira Manso”, O Mundo, 18/02/1910, p. 1, col. 4].