domingo, 15 de setembro de 2013




Recordar José de Sousa Larcher (1821-1913)


Do blogue "literatura&filosofia" do Dr.Amadeu Gonçalves retirámos, da Galeria dos Republicanos do jornal "O Mundo" de 1906, as referências a José de Sousa Larcher  -  clicar aqui.














 6 de Maio de 1911 - 90º aniversário de Sousa Larcher
O jornal O Século dedica parte da sua primeira página a José de Sousa Larcher, um dos mais antigos republicanos em Portugal: “Passou ontem o nonagésimo aniversário de José de Sousa LArcher, uma relíquia do partido republicano, a cuja consolidação e desenvolvimento consagrou toda a sua vida, uma inteligência lúcida e vigorosa e um trabalho que jamais conheceu desfalecimentos”.
O periódico apresenta uma entrevista feita a Sousa Larcher, realizada na sua casa “bastante modesta”, sita na Lapa. Descreve o redactor: “Dentro de alguns instantes surge-nos à porta, com as pernas vacilantes e o dorso alquebrado, o decano do partido republicano português”. Na entrevista Larcher recorda alguns dos mais importantes episódios relacionados com a luta republicana. Sobre a implantação da república em Portugal, diz: “Sim, está realizado o ideal da minha vida. Fui mais feliz que Elias Garcia e Latino Coelho, os queridos companheiros e amigos com quem trabalhei sempre solidariamente; consegui ver redimida a Pátria pela causa democrática que ajudei a evangelizar…”. E o redactor comenta: “E o olhar de Sousa Larcher fita demoradamente o chão, como se depois da radiosa aurora que o fez vibrar ainda no ocaso da vida, nada mais lhe restasse ver e desejar.”
 








Em 1911 José de Sousa Larcher esteve presente na Festa do Vintém Preventivo  -  Á direita de Bernardino Machado - José de Sousa Larcher, Afonso Costa e Amaro de Azevedo Gomes; á esquesda - Eusébio Leão, António Xavier Correia Barreto e Anselmo Bramcamp Freire


Duas cartas de José de Sousa Larcher para Bernardino Machado:













2 comentários:

Anónimo disse...

O que era o vintém preventivo pai? Mil beijinhos

Manuel disse...

Já me tinhas feito essa pregunta! A resposta que te dei edstá em
http://manuel-bernardinomachado.blogspot.pt/2011/03/sobre-instituicao-o-vintem-preventivo.html#links

Milhões de BJS