quarta-feira, 3 de julho de 2013

BM


Onde se encontram os retratos de Bernardino Machado, Guerra Junqueiro e Teixeira Lopes pintados por Augusto Crotti?




10 de Dezembro de 1910 - Exposição de quadros de Augusto Crotti
Teve eco na imprensa e no jornal O Século a inauguração, no salão da Ilustração Portuguesa, da exposição de quadros do pintor italiano Augusto Crotti. Descreve aquele periódico: “Cerca de trinta trabalhos se ostentam nas paredes do salão do brilhante magazine, sendo difícil destacar um ou outro, visto que todos, indistintamente, nos falam com louvor do artista que os produziu. Seja-nos, porém, lícito referir aos retratos dos srs. dr. Bernardino Machado, Guerra Junqueiro e escultor Teixeira Lopes, cuja fidelidade é flagrante. (…) O eminente democrata e estadista Bernardino Machado é, no retrato (…), o amigo amorável que as crianças conhecem; Guerra Junqueiro, o poeta iluminado dos Simples; Teixeira Lopes, o espírito devaneador de poeta que se fixou e imortalizou no mármore. (…) Entre as numerosas pessoas que visitaram ontem a exposição, viam-se os srs. dr. Bernardino Machado e ministros de Itália e filha e alguns críticos e representantes de jornais”.
Fonte: O Século n.º 10415, 10 de Dezembro de 1910, p.1


 





















Encontramos no espólio recolhido na Fundação Mário Soares - Casa Comum - tres cartas do pintor dirigidas a Bernardino Machado, que transcrevemos.
Augusto Crotti viveu também no Brasil onde teve a oportunidade de retratar Nair Teffé, mulher do Presidente Hermes da Fonseca, e onde realizou várias exposições:













Sem comentários: