sexta-feira, 7 de junho de 2013



A República em Alcobaça
Discurso de Bernardino Machado no comício de Alcobaça, em 30 de Agosto de 1908 






















Do "site" -  Tinta Fresca (Director - Mário Lopes) -  nº 120 de 28 de Outubro de 2010 - clicar aqui -  reproduzimos:
Armazém das Artes inaugura exposição inédita sobre a Implantação da República em Alcobaça

Alfredo Caldeira comissaria a exposição

"O Armazém das Artes tem patente ao público até final de Outubro uma exposição sobre a Implantação da República. Inaugurada no dia 16 de Outubro, a mostra está dividida em duas: uma de âmbito nacional, a cargo da Fundação Mário Soares e outra, de âmbito local, organizada pela professora e historiadora Leonor Carvalho. A exposição dá conta do apoio de Alcobaça, que contava no seu seio com republicanos ilustres desde 1880, à República, pelo que o novo regime foi acolhido com entusiasmo pela população. Do bastião republicano de Alcobaça saiu o primeiro governador civil da República: José Eduardo Raposo de Magalhães.
Por volta de 1880 já havia republicanos em Alcobaça. O debate passou muito pelos jornais, com “A Semana Alcobacense” a destacar-se na defesa dos ideais republicanos, pelas penas do Dr. Francisco Pereira Zagalo, Eurico de Araújo, Afonso Ferreira, Raul Proença e Bernardo Villa Nova.
Em 30 de Maio de 1907 foi inaugurado o Centro Democrático Republicano de Alcobaça, presidido por João Ferreira da Silva, Firmo da Trindade, José Rodrigues Coelho, Joaquim Serrano de Figueiredo e tendo, como suplentes, Raposo de Magalhães, João António Vasco e Raimundo Ferreira Daniel. À inauguração compareceu o Dr. Bernardino Machado, que seria mais tarde o 3º e 8º Presidente da República, convidado a proferir uma conferência no Teatro Alcobacense.
A República foi proclamada em Alcobaça no dia 6 de Outubro de 1910, depois de confirmada a queda da Monarquia, após vários rumores que circularam pela cidade, numa época em que as comunicações à distância ainda não existiam. Coube ao Dr. Santiago Ponce y Sanchez, presidente da Comissão Municipal Republicana, anunciar a implantação da República e propôr à sanção do povo para administrador do concelho José Coelho da Silva, em substituição do padre Ribeiro de Abranches, que anunciou também a sua adesão à República. De seguida falaram Affonso Villa Nova e Alberto Villa Nova, exercendo as excelências do regime republicano, justiceiro, moralizador e promotor da paz e felicidade do povo português. Os discursos foram muito aplaudidos pela multidão estacionada em frente da Câmara Municipal que pôde ouvir no final “A Portuguesa” tocada pela Real Fanfarra Alcobacense.
João Serras Conceição foi o último presidente da Câmara de Alcobaça do regime monárquico (1908-1910), substituído por José Sanches de Figueiredo Barreto Perdigão, que tomou posse no dia 8 de Outubro de 1910 e permaneceu em funções até ao primeiro dia de 1914.
Por decreto de 10 de Maio de 1919, Alcobaça foi agraciado com o Colar da Ordem Militar da Torre e Espada, valor, Lealdade e Mérito, “pelo heroísmo, civismo e amor manifestado na defesa da integridade da República, ameaçada de subversão.” O Colar passou a figurar também no brasão do município."



O discurso de Bernardino Machado no comício em Alpiarça, no dia 30 de Agosto de 1908

















1 comentário:

Anónimo disse...

Estimado Amigo Dr. Sá Marques:

Por proposta de Bernardino Machado, Deolinda de Oliveira e Ilda Serrano secretariaram esse comício republicano. Aliás, Bernardino Machado foi o republicano que mais se empenhou em que comícios, sessões e reuniões de carácter público fossem secretariadas por mulheres, isto ainda antes da implantação da República.
Um apertado abraço de João Esteves