segunda-feira, 17 de setembro de 2012









Bernardino Machado e a queda do governo de Ferreira do Amaral (1º governo do reinado de D. Manuel II  -  governo da acalmação)




(














Governo de Ferreira do Amaral

"De 4 de Fevereiro a 25 de Dezembro de 1908
Promove as eleições de 5 de Abril de 1908

28º governo depois da Regeneração
5º depois da desagregação partidária
1º governo do reinado de D. Manuel II


·Campos Henriques (reg.) na justiça
·Manuel Afonso Espregueira (prog.) na fazenda
.General Sebastião Teles (prog.) na guerra
·João de Sousa Calvet de Magalhães (amaralista) nas obras públicas
·Almirante Augusto de Castilho (amaralista) na marinha e ultramar
·Wenceslau de Lima (regenerador) nos estrangeiros

·O governo nasceu da reunião do Conselho de Estado de 2 de Fevereiro de 1908, onde participaram José Luciano, Júlio de Vilhena, João Franco, António de Azevedo (reg.), Pimentel Pinto (reg.), Melo e Sousa (franquista) e José de Novais (franquista). Conforme observou Júlio de Vilhena, José Luciano ganhou a partida. Ferreira do Amaral foi proposto por José Luciano, sendo indicado a este pelo conde de Penha Garcia.

·Governo dito da acalmação. Logo em 5 de Fevereiro são revogados alguns dos diplomas franquistas, como a lei de imprensa e o decerto de 31 de Janeiro. No dia 6 reaparecem os jornais suspensos: Diário Popular, Liberal, O Dia, O País, Correio da Noite. São libertados António José de Almeida, Afonso Costa, Egas Moniz, João Chagas e França Borges. Em 12 de Fevereiro, amnistia para os marinheiros implicados nas revoltas de 8 e 13 de Abril de 1906. Dissolução da Câmara dos Deputados no dia 29. "  - Maltez





1 comentário:

Anónimo disse...

Blogue visto!
Rita