terça-feira, 17 de abril de 2012





Para o Miguel e a Rita



Tres antepassados! Tres amantes da Liberdade, da Independência, da Tolerância e da Justiça!



                                                                             

                                                         Bernardino Machado                    




Venceslau Joaquim Moreira da Silva
Bernardino Machado
Luís Gabriel Moreira da Silva

O vosso Bisavô materno - Luís Gabriel Moreira da Silva - foi um republicano muito querido em Santo Tirso. Durante a Ditadura e o Estado Novo personificou, naquele concelho, a oposição ao regime. Vossa Avó Guilhermina Vitória recordava sempre a sua participação no grandioso cortejo que acompanhou a urna de Bernardino Machado até ao cemitério de Famalicão. No período que se seguiu ao final da 2ª Grande Guerra, apoiou as candidaturas da oposição para a Presidência da República. Seu Pai - Venceslau Joaquim Moreira da Silva - foi um dos Bravos do Mindelo, um dos combatentes do Exército Libertador de D. Pedro. Leiam as bonitas páginas escritas por vosso  Bisavô paterno Bernardino Machado de reconhecimento e homenagem aos combatentes do 9 de Julho de 1832! 

Monumento aos Bravos do Mindelo














Documentos do espólio de Luis Gabriel Moreira da Silva:







Manoel Serras foi deputado durante a 1ª República e  secretário particular do Presidente da República António José de Almeida







  



3 comentários:

Anónimo disse...

Que excelentes genes temos! obrigada pai. rita

Anónimo disse...

Que excelentes genes temos! obrigada pai. rita

Anónimo disse...

Muito Obrigado por este trabalho, sou bisneto de Luís Gabriel Moreira da Silva e neto de Luís Gabriel Júnior, sou sobrinho do vosso pintor Luís Alberto, chamo-me Ricardo Russo Moreira da Silva . Estou muito comovido ao ler estas palavras de meus antepassados. Bem haja.