Governos de Bernardino Machado durante a presidência de Manuel de Arriaga
9 de Fevereiro a 5 de Dezembro de 1914
"A famosa cordialidade do Chefe do Governo que, apesar das ironias com que tem sido tratada, nunca será demais num regime nascente em que novas camadas sociais são chamadas a intervir na administração pública, tinha tido uma manifesta acção salutar.
Isto mesmo o fizemos sentir por mais de uma vez aos novos ministros nas sessões dos sábados, quando nos reuníamos para despacho e trocávamos as nossas opiniões e sentimentos.
Se o ilustre homem público tem persistido em dar cumprimento ao programa com que se apresentou ao Parlamento, era certo o nosso regresso aos dias gloriosos de 5 de Outubro, em que ninguém se lembrou de marcar os cidadãos seus patrícios com os estigmas de adesivos, de dissidentes, de católicos, de livre-pensadores ou de herejes, dias de júbilo em que todos se entusiasmaram por verem a Pátria estremecida livre dos exploradores do regime extinto, entre às suas próprias energias e virtudes para se levantar a toda a altura do seu nome glorioso, e trabalhar e progredir." - Manuel de Arriaga - "Na Primeira Presidencia da Republica Portugueza. Um Rapido Relatorio" - Lisboa - 1916
De "O Século Cómico" - 5 de Março de 1914
Sem comentários:
Enviar um comentário