Recordando as ofertas de Fernando Abranches-Ferrão
Quando ia reproduzir o recorte do Jornal de Notícias de 12 de Março de 1957, onde se dá a conhecer uma carta de Jaime Magalhães Lima para Bernardino Machado, recordei-me que entre as ofertas que recebi do Dr. Fernando Abranches-Ferrão, tinha o livro "Transviado", que o escritor ofereceu, com dedicatória, a meu Avô.
Estabeleci relações afectuosas com o Dr. Abranches-Ferrão no final dos anos 80, quando por motivos de doença este saudoso amigo passou a frequentar a instituição de cuidados médicos onde eu trabalhava. Recebia com a sua visita uma prenda, que trazia do seu magnífico acervo bibliográfico. O Dr. Abranches-Ferrão foi um bibliófilo reputado, possuidor duma belíssima biblioteca.
Outra prenda que me foi oferecida, foi uma carta de minha Avó Elzira, escrita para meu Avô Bernardino, quando , no verão de 1909 estava com os filhos em Moledo do Minho.
Espólios
FERRÃO, Abranches, 1908-1985
BNP Esp. E30
Nascido em Coimbra, Fernando de Oliveira Abranches Ferrão cursou Direito na Universidade de Lisboa em que se formou. Distinto advogado, conduziu diversos processos políticos, entre 1947 e 1973, com destaque para os que tiveram por réus a Comissão Central do MUD (1948) e o General Humberto Delgado (1959). Membro de diversas associações nacionais e internacionais de juristas, fundou o Jornal do Foro (1937), editora que patrocinou a edição das Obras Completas de Raul Brandão e deu voz a diferentes quadrantes da oposição ao regime de Salazar.
A colecção (58 pastas) reúne vasta documentação clandestina recolhida entre 1930 e 1976, um extenso arquivo de imprensa e algumas cartas recebidas. Está organizada por ordem cronológica, com falta de alguns dossiers que não foram entregues à BN por disposição do próprio compilado.
Foi entregue à BN, a título de doação.
A praia de Moledo do Minho
Casa de férias de Bernardino Machado, em Moledo do Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário